Menu fechado


A Fiocruz Bahia participa de projeto que visa levantar informações sobre a pandemia de Covid-19 em 13 países.

Fonte: AGÊNCIA FIO CRUZ DE NOTÍCIAS – 12/05/2021

Liderado pela ONG suíça Fundação Antenna, o levantamento tem como meta chegar a 5 mil participantes no Brasil.

Qualquer pessoa que teve ou não Covid-19 pode responder à pesquisa de forma anônima, por meio de formulário online, independente de idade e de ter ou não problemas de saúde de longa data.


Novos dados confirmam rejuvenescimento da pandemia

Fonte: AGÊNCIA FIO CRUZ DE NOTÍCIAS – 07/05/2021

A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada nesta sexta-feira (7/5), mostra uma ligeira queda no número de casos e óbitos por Covid-19 e das incidências de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), mas mantendo níveis muito altos. Os novos dados apresentados nesta edição confirmam o processo do rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica − adultos jovens e de meia-idade representam uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva. 


Covid-19: adultos são fonte de infecção mais comum que crianças

Fonte: AGÊNCIA FIO CRUZ DE NOTÍCIAS – 10/05/2021

Embora estudos sugiram que crianças e adolescentes que participem de colônias de férias e eventos sociais possam levar a Covid-19 para suas casas, um trabalho de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade da Califórnia (UCLA) e da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) indica que eles mais frequentemente são infectados por adultos do que atuam como transmissores.


Brasil já tem mais de cem linhagens do novo coronavírus em circulação

Fonte: CNN BRASIL – 11/05/2021

Desde o início da pandemia, 110 formas diferentes do novo coronavírus circulam ou circulavam pelo Brasil. As informações são de um levantamento feito a partir de dados inseridos por pesquisadores na plataforma genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que inclui resultados de sequenciamentos genéticos feitos por outras instituições.


Butantan entrega hoje mais 2 milhões de doses de vacina CoronaVac

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 10/05/2021

O Instituto Butantan entregou hoje (10) mais 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus CoronaVac. Com este lote, o instituto totaliza 45,1 milhões de doses do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac disponibilizadas para o Programa Nacional de Imunizações.


Primeiras doses da Pfizer são aplicadas em Porto Alegre

Fonte: CNN BRASIL – 06/05/2021

A vacina da Pfizer começou a ser aplicada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 16.380 doses foram utilizadas para uma primeira aplicação em pessoas com comorbidades e idosos que ainda não haviam sido imunizados..  


Covid-19: pesquisa testará presença de anticorpos em 211 mil pessoas

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 05/05/2021

O Ministério da Saúde lançou hoje (5) uma pesquisa para descobrir qual a prevalência de covid-19 nos diferentes grupos sociais da população brasileira. O levantamento prevê a testagem sorológica, que identifica a presença de anticorpos, em 211.129 pessoas, de 274 municípios, incluindo capitais e suas respectivas regiões metropolitanas.  


Novas variantes mais contagiosas do coronavírus podem prejudicar efeitos das vacinas?

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

Os cientistas querem entender quais os fatores que fazem com que as variantes do SARS-CoV-2, identificadas no Reino Unido e na África do Sul, pareçam se disseminar mais rapidamente, e também querem avaliar se essas cepas são capazes de reduzir o efeito das vacinas, ou até de superar as defesas naturais do sistema imune, e levar a uma avalanche de novas reinfecções. ovid-19 e de redução de recursos destinados à ciência, torna-se um grande desafio equilibrar os investimentos nas várias áreas da saúde.


Quais são as Doenças mais Importantes?

Fonte: CIÊNCIA HOJE – 04/05/2021

Em um cenário de emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e de redução de recursos destinados à ciência, torna-se um grande desafio equilibrar os investimentos nas várias áreas da saúde.


Ciência para a Educação

Fonte: CIÊNCIA HOJE – 04/05/2021

Assim como acontece na área da saúde, é preciso reunir conhecimentos multidisciplinares, baseados em evidências científicas, para promover intervenções capazes de melhorar os índices educacionais no país.


Tomar vacina contra gripe poderia reduzir chance de contrair coronavírus?

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

Os dirigentes do sistema de saúde dos Estados Unidos querem que os americanos sejam vacinados contra a gripe esse ano, na esperança de impedir que haja  epidemia dessa doença durante o inverno. Mas um novo estudo sugere que poder haver outro bom motivo para receber uma  vacina contra gripe esse ano, pois isso poderia diminuir o risco de contrair a COVID-19. 


Como fica a vacinação das crianças contra a covid-19?

Fonte: CIÊNCIA HOJE- 04/05/2021

Essa questão envolve, pelo menos, dois aspectos. O primeiro deles é se crianças podem ser vacinadas. Pensando de maneira geral, as vacinas são fundamentais no combate da mortalidade infantil, contribuindo diretamente para o aumento da expectativa de vida. Por essa razão são majoritariamente aplicadas na infância.
Um segundo aspecto seria se é necessário vacinar as crianças. É fato que, diante da escassez de vacinas no momento, o Brasil precisa seguir com a ordem de prioridades


Segunda geração de vacinas para a COVID aposta em novas tecnologias

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

Se uma vacina conferir imunidade somente por alguns meses, ao invés de muitos anos, pouco progresso será realizado em seis meses. Até lá, pode ser que nos deparemos com formas mais virulentas da doença.
A boa notícia, entretanto, é que já há vacinas de “segunda geração” em desenvolvimento, e muitas delas empregando técnicas novas.


O que sabemos sobre a segurança das vacinas contra COVID para as gestantes

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

“Colocamos as mulheres grávidas numa encruzilhada”, disse Melanie Maykin, estudiosa de medicina materno-fetal da Universidade do Havaí em Manoa. O problema é que os dados disponíveis sobre a segurança das vacinas para COVID-19 nas gestantes são escassos. Elas não foram incluídas nos ensaios clínicos, o que é a praxe com a maioria das vacinas e medicamentos.


Coronavírus está evoluindo para escapar das vacinas atuais, prediz novo estudo  

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

As variantes britânicas e sul-africana do coronavírus SARS-CoV-2 podem ser capazes de reduzir a eficácia de neutralização das vacinas atuais e de alguns anticorpos do tipo monoclonais. É o que prevê um novo estudo publicado na revista Nature na última segunda (8). Com essas novas variantes, as reinfecções também podem ser mais prováveis.


Seu sistema imunológico pode produzir mutações em anticorpos para combater variantes do coronavírus

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL – 04/05/2021

A descoberta de variantes do coronavírus, possivelmente mais infecciosas que a cepa original, tem sido um grande motivo de preocupação. No entanto, cientistas já encontraram, ao analisar o comportamento de organismos humanos, sinais que trazem grandes esperanças.
Através do estudo do sangue de pacientes recuperados do COVID e pessoas que já foram vacinadas, os imunologistas perceberam que algumas células do nosso sistema imunológico, capazes de se lembrarem de infecções contraídas anteriormente e combatê-las


Covid-19: estado do Rio prorroga medidas de restrição até dia 18

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 04/05/2021

Foi publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro o Decreto n° 47.594, que prorroga as medidas de restrição para conter a propagação do novo coronavírus até o dia 18 de maio. A situação de emergência no estado foi reconhecida em decreto no dia 16 de março de 2020.


Covid-19: cidades do Rio de Janeiro aplicam segunda dose da CoronaVac

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 03/05/2021

Com a entrega de uma nova remessa de doses da CoronaVac ao estado do Rio de Janeiro e os envios divulgados pelo Instituto Butantan, municípios que suspenderam o calendário de aplicação da segunda dose na quinta-feira passada (29) retomam hoje (3) a imunização contra a covid-19.


Covid-19: relaxar medidas aumenta risco de terceira onda mais letal, apontam pesquisadores

Fonte: BBC BRASIL – 30/04/2021

Especialistas encaram com ceticismo e preocupação as medidas anunciadas recentemente por prefeitos e governadores. Entre o final de março e o início de abril de 2021, o Brasil registrou as piores médias móveis de casos e mortes por covid-19 desde que a pandemia começou.


30% das cidades brasileiras ficaram sem vacina para 2ª dose nesta semana, aponta pesquisa

Fonte: BBC BRASIL – 29/04/2021

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que quase um terço das cidades brasileiras ficaram sem a segunda dose da vacina contra a covid-19 nesta semana.


Instituto Butantan detecta três novas variantes de Covid-19 circulando em SP

Fonte: CNN BRASIL – 27/04/2021

Três novas variantes da Covid-19 foram detectadas recentemente por pesquisadores do Instituto Butantan no estado de São Paulo. As novas cepas foram encontradas na Baixada Santista, em Itapecerica da Serra e na cidade de Jardinópolis, interior do estado.


Covid: como novo teste de anticorpos pode ajudar no combate à pandemia

Fonte: BBC BRASIL – 26/04/2021

Um novo teste de anticorpos barato e rápido pode ser a ferramenta mais recente na luta contra a covid-19.
Uma equipe de pesquisa internacional liderada por cientistas da Universidade de Oxford afirma ter desenvolvido um teste portátil, fácil de produzir e econômico para detectar os anticorpos que combatem o novo coronavírus que causa o covid-19.


Anvisa forma maioria para aprovar uso emergencial de coquetel contra a Covid-19

Fonte: CNN BRASIL – 20/04/2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria nesta terça-feira (20) para aprovação, em caráter experimental, o uso emergencial de um coquetel de medicamentos composto por casirivimabe e imdevimabe – dois remédios experimentais para Covid-19 já utilizados nos Estados Unidos, que a farmacêutica Roche pediu autorização para uso emergencial no Brasil.


Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

Fonte: BBC BRASIL – 19/04/2021

Segundo a prefeitura, a mudança tem três motivos, todos associados à nova variante: agravamento rápido do quadro de saúde, mais jovens atingidos e tempo de internação maior.
Levantamentos apontam que a variante, mais contagiosa, já está presente em mais de 80% dos pacientes da Grande São Paulo no início de março. A P.1 tem avançado rapidamente em outras partes do país. No Rio de Janeiro, estima-se que a incidência dela passou de 67% em fevereiro para quase 100% em abril.


Brasileiro perdeu quase 2 anos de expectativa de vida na pandemia, e 2021 deve ser pior, diz demógrafa de Harvard

Fonte: BBC BRASIL – 14/04/2021

O brasileiro perdeu quase dois anos de expectativa de vida em 2020 por causa da pandemia de covid-19. Em média, bebês nascidos no Brasil em 2020 viverão 1,94 ano a menos do que se esperaria sem o quadro sanitário atual no país. Ou seja, 74,8 anos em vez dos 76,7 anos de vida anteriormente projetados.


Covid-19: variante britânica não causa doença mais grave, diz estudo

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 13/04/2021

Estudos científicos publicados em duas áreas da revista médica Lancet indicam que as pessoas infectadas com a variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido não contraem formas mais graves da covid-19.
Os estudos foram feitos por observação, analisando a situação de pessoas infectadas com a variante designada como B.1.1.7, em um hospital de Londres, no Reino Unido, e por meio do que cerca de 37 mil pessoas infectadas declararam num trabalho britânico de acompanhamento de sintomas.


Covid-19: vacinação em Serrana (SP) imuniza mais de 97% da população

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 12/04/2021

A cidade de Serrana, no interior paulista, concluiu a vacinação em massa da população adulta do município contra o novo coronavírus. Segundo dados divulgados pelo Instituto Butantan, 27,1 mil pessoas receberam as duas doses de CoronaVac, o imunizante feito em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
A vacinação atingiu 97,9% do público-alvo, que era toda a população com mais de 18 anos do município. Vivem na cidade aproximadamente 45 mil pessoas.


Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacina contra covid-19

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 05/04/2021

O Instituto Butatan entregou hoje (5) mais um milhão de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o lote desta manhã, o instituto forneceu um total de 37,2 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para serem distribuídas em todo o país.


São Paulo bate recorde e registra 1.021 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Fonte: CNN BRASIL – 23/03/2021

O estado de São Paulo registrou 1.021 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 68.623 mortes. O número de óbitos registradas nas últimas 24 horas é recorde desde o início da pandemia e representa uma morte a cada 42 segundos.


Vacina da AstraZeneca apresenta 79% de eficácia em casos sintomáticos da Covid

Fonte: CNN BRASIL – 22/03/2021

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca mostrou 79% de eficácia contra casos sintomáticos do coronavírus e 100% de eficácia contra formas graves da doença e hospitalização de pacientes. O percentual de eficácia foi revelado pela empresa nesta segunda-feira (22) após o recebimento dos resultados de um novo ensaio clínico realizado nos Estados Unidos.


Covid-19: Brasil tem 11,6 milhões de casos e 284,7 mil mortes

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 17/03/2021

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 no Brasil subiu para 284.775. Em 24 horas, foram registradas 2.648 mortes. Há ainda 3.045 óbitos em investigação no país.
Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 11.693.838. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 90.303 novos casos.


Covid-19: novo mapa global de riscos deve ter Brasil em ‘zona vermelha’, dizem cientistas

Fonte: BBC-BRASIL – 16/03/2021

Conforme os programas de vacinação contra covid-19 avançam em partes do mundo, principalmente nos países ricos, o mundo deve se dividir até o final do ano em zonas de risco — e o Brasil tende a ficar na vermelha, dizem cientistas britânicos ouvidos pela BBC News Brasil.


Vacina não resolverá pandemia a curto prazo no Brasil, diz vice-diretora da OMS

Fonte: CNN-BRASIL – 15/03/2021

O Brasil teve, na última semana, os piores dias desde o início da pandemia do coronavírus: são recordes de pessoas mortas e com hospitais entrando em colapso em diferentes regiões do país. Diante dessa situação, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a dizer que o Brasil precisa levar “muito a sério” a pandemia.


Fiocruz: média de mortes diárias por covid-19 cresce 60% em um mês

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 12/03/2021

O número de mortes diárias por covid-19 chegou ontem (11) a 1.702, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Isso representa aumentos de 60,9% em relação a um mês antes, quando foram registrados 1.058 óbitos, e de 48,2% na comparação com 14 dias antes (1.148 mortes).


Covid-19: ‘contágio é exponencial’ e só lockdown impede tragédia maior no Brasil, alertam cientistas

Fonte: BBC BRASIL – 11/03/2021

Com 2.286 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil atingiu nesta quarta-feira (10/3) um novo recorde de óbitos pela covid-19 — e, segundo pesquisadores entrevistados pela BBC News Brasil, não será uma surpresa se os próximos dias forem atingidas novas marcas trágicas como essa.


São Paulo tem 10 dias seguidos de recorde de internações por Covid-19

Fonte: CNN BRASIL – 09/03/2021

Com 19.657 pessoas internadas, o estado de São Paulo registrou o décimo dia seguido de recorde de internações por Covid-19 na segunda-feira (8). O número é superado a cada dia desde 27 de fevereiro, quando o estado registrou 15.517 pessoas hospitalizadas – em comparação a este dia, 8 de março teve aumento de mais de 26,6%. 


Coinfecção: mais um risco na luta contra a Covid-19

Fonte: CNN BRASIL – 08/03/2021

Longe de ser um acaso, a coinfecção pelo novo coronavírus é, na verdade, um fenômeno esperado e que pode se tornar cada vez mais comum diante do surgimento de novas variantes. A explicação é do pesquisador Fernando Spilki, um dos responsáveis pelo estudo publicado na revista Virus Research que comprovou os dois primeiros casos de coinfecção no Brasil. A coinfecção acontece quando uma mesma pessoa é infectada, simultaneamente, por diferentes variantes da Covid-19. 


Butantan recebe insumos para mais 14 milhões de doses de vacina

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 04/03/2021

Chegaram na manhã de hoje (4) os insumos para que o Instituto Butantan fabrique mais 14 milhões de doses da vacina contra o coronavírus CoronaVac. A carga, vinda da China, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos. É a maior remessa de matéria-prima recebida até o momento.


Brasil tem maior número de mortes por covid-19 em um dia: 1.910 óbitos

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 03/03/2021

O Brasil teve hoje (3) o maior número de mortes registradas em um dia durante toda a pandemia. Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram a morte de 1.910 pessoas por complicações da covid-19. No total, o número de óbitos chegou a 259.271 desde o início da pandemia. Ainda há 2.867 falecimentos em investigação.


Ocupação de leitos ultrapassa 80% da capacidade em 17 estados e no DF

Fonte: CNN BRASIL – 02/03/2021

Os estados e municípios geram os dados a partir de critérios diferentes, como a situação da rede pública e privada, a ocupação de UTI adulta, pediátrica e de Covid-19, assim como a taxa total que reúne todas as informações.
O Sul do país apresenta o pior quadro de lotação dos leitos, com os três estados que compõem a região com taxas de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) acima de 90%.


Sem ação, em duas semanas Brasil viverá cenário de guerra, dizem especialistas

Fonte: CNN BRASIL – 01/03/2021

“Vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque não vamos ter onde interná-las. Vamos ter um cenário de guerra”, avalia Thaís Guimarães, médica infectologista e presidente da Comissão de Infectologia do Hospital das Clínicas


Covid-19: Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz

Fonte: AGENCIA BRASIL – 26/02/2021

O país atingiu ontem (25) um novo recorde de mortes diárias por covid-19, segundo a média móvel de sete dias medida pelo boletim Monitora Covid, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com o boletim, foram registradas ontem 1.148 mortes. Foi o segundo dia consecutivo de recorde porque no dia anterior (24) houve 1.123 óbitos.


Um ano de coronavírus no Brasil: os bastidores da descoberta do primeiro caso oficial

Fonte: BBC BRASIL – 25/02/2021

As primeiras notícias sobre uma “pneumonia misteriosa” que estava afetando algumas partes da China começaram a surgir na mídia internacional no final de dezembro de 2019. Portanto, havia a certeza quase absoluta que o vírus chegaria em algum momento ao Brasil ainda no primeiro trimestre de 2020.


SP restringe circulação noturna para evitar propagação da covid-19

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 24/02/2021

Por causa do grande número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) destinadas à covid-19, que chegou a bater recorde esta semana, o estado de São Paulo vai restringir a circulação das 23h às 5h, diariamente. O objetivo é diminuir a propagação do coronavírus.



Instituto Butantan inicia a entrega de mais um lote da Coronavac para a Saúde

Fonte: CNN BRASIL – 23/02/2021

O Instituto Butantan começa a entregar nesta terça-feira (23) mais um lote da Coronavac, vacina contra a Covid-19, ao Ministério da Saúde. Em paralelo, uma nova remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 chegou a São Paulo na manhã de hoje.


Voo com 2 milhões de doses de vacinas decola da Índia

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 22/02/2021

Um avião da companhia Emirates, com remessa de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 decolou na madrugada de hoje (22) de Mumbai, na Índia, e deve chegar a São Paulo às 6h55 desta terça-feira. O voo chegará a São Paulo amanhã de manhã e as vacinas seguirão para o Rio de Janeiro, onde serão levadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).


Sintomas de covid: pesquisadores britânicos ampliam para 7 os sinais que deveriam levar a exame de coronavírus

Fonte: BBC BRASIL – 19/02/2021

Pesquisadores no Reino Unido querem que o governo do país inclua quatro sintomas à lista que orienta os pedidos de exame diagnóstico para covid-19.
A ideia é acrescentar fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia à lista que hoje se restringe a tosse, febre e perda de paladar ou olfato.


Vacina contra coronavírus: como saber se a vacinação está surtindo o efeito esperado

Fonte: BBC BRASIL – 18/02/2021

Milhões de pessoas ao redor do mundo receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 —mas como saber se a imunização está surtindo o efeito esperado?


Rio tem cinco casos de variantes do novo coronavírus

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 17/02/2021

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje (17) que foram identificados cinco casos de variantes do novo coronavírus no estado, sendo quatro da variante P.1 da SARS-CoV-2, identificada inicialmente em Manaus, e um da variante britânica.


O que diz a ciência sobre uso da vacina de Oxford por idosos

Fonte: BBC BRASIL – 12/02/2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca seja aplica em adultos de todas as idades, inclusive em idosos.


AstraZeneca: Vacina adaptada para as variantes da Covid deve demorar até 9 meses

Fonte: CNN BRASIL – 11/02/2021

O desenvolvimento de uma vacina comprovadamente eficaz contra as novas variantes do coronavírus deve demorar de 6 a 9 meses, segundo a farmacêutica AstraZeneca. Até o momento, um estudo preliminar mostrou eficácia contra a variante do Reino Unido, mas os resultados contra a cepa proveniente da África do Sul ainda não foram satisfatórios.


Vacina de Oxford: menor eficácia contra mutação é obstáculo para fim da pandemia

Fonte: CNN BRASIL – 10/02/2021

Dados iniciais mostram que a vacina Oxford/AstraZeneca pode fornecer apenas “proteção mínima” contra doenças leves a moderadas causadas pela variante do novo coronavírus identificada pela primeira vez na África do Sul.


A potencial vantagem da CoronaVac contra variantes da covid-19

Fonte: BBC BRASIL – 09/02/2021

Quando os resultados da CoronaVac foram divulgados, mostrando eficácia global de 50,38% contra a covid 19, o imunizante foi alvo de ataques por ter um percentual de proteção menor que imunizantes como Oxford-AstraZeneca e Pfizer, embora também impedisse 100% de casos graves da doença.
Agora, porém, a vacina feita pelo Instituto Butantan em conjunto com a farmacêutica chinesa Sinovac, pode apresentar uma vantagem importante contra as variantes da África do Sul (batizada de 501.V2) e de Manaus (P.1), que possuem a mutação E484K, capaz de driblar a ação de anticorpos do sistema imune.


Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em São Paulo

Fonte: Agência BRASIL – 08/02/2021

O estado de São Paulo começa hoje (8) a vacinar idosos acima de 90 anos contra a covid-19. Aqueles com idade acima de 85 anos começam a ser vacinados no próximo dia 15.
O estado tem cerca de 515 mil pessoas com idade acima de 85 anos. Cerca de 37% das pessoas com 85 anos ou mais e que tiveram a doença evoluíram para óbito no decorrer da pandemia, sendo essa a parcela da população mais vulnerável ao novo coronavírus.


Vacina de Oxford é eficaz contra variante britânica do coronavírus

Fonte: CNN BRASIL – 05/02/2021

Pesquisadores de Oxford afirmaram nesta sexta-feira (5) que a vacina desenvolvida pela universidade em parceria com a AstraZeneca é eficaz contra a variante britânica do coronavírus, denominada B.1.1.7.


Britânicos testam combinação de vacinas contra Coviid-19 da Pfizer e de Oxford

Fonte: CNN BRASIL – 04/02/2021

O Reino Unido lançou nesta quinta-feira (4) um ensaio para avaliar as respostas imunológicas geradas se as doses das vacinas contra Covid-19 da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford forem combinadas em um esquema de duas doses..


Vacinas contra covid: imunização em massa já aponta queda de infecções e internações em Israel

Fonte: BBC BRASIL- 03/02/2021

O programa de vacinação de Israel está mostrando sinais positivos na redução de infecções por covid-19 e no total de hospitalizações pela doença na faixa etária acima dos 60 anos.


Fiocruz envia amostras de variantes da Covid encontradas no AM e no RJ a Oxford

Fonte: CNN BRASIL- 02/02/2021


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou amostras das variantes do novo corona vírus encontradas em Manaus e no Rio de Janeiro para análise de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra.



Vacinas contra covid: OMS promete ao Brasil até 14 milhões de doses a partir de fevereiro

Fonte: BBC BRASIL- 01/02/2021


Segundo a pasta, a estimativa para o envio dos imunizantes foi recebida por meio de uma carta da aliança internacional ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). A Covax Facility é definida como uma ação que tem o objetivo de difundir a distribuição justa e igualitária das vacinas contra a covid-19. A iniciativa define que a imunização mundial contra o novo coronavírus é uma corrida na qual “ninguém ganha até que todos ganhem”.


Cepas do coronavírus: Especialistas sugerem duas máscaras para maior proteção

Fonte: CNN BRASIL- 29/01/2021

Autoridades de saúde estão sugerindo o uso de duas máscaras de proteção como forma de aumentar o nível de proteção contra o novo coronavírus e suas múltiplas variantes mais contagiosas.


Rio começa a vacinar idosos da população em geral na próxima semana

Fonte: AGÊNCIA BRASIL- 28/01/2021

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou hoje (28) que a partir de segunda-feira (1º) vai começar a vacinação de idosos da população em geral contra covid-19. Na semana que vem, serão imunizados as pessoas com mais de 95 anos, segundo um calendário específico.


Cidade do Rio começa nova fase de vacinação contra covid-19

Fonte: AGÊNCIA BRASIL- 27/01/2021

O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19. Estão sendo vacinados profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estejam na ativa.


OMS emite nova diretriz para tratamento de pacientes de covid-19

Fonte: AGÊNCIA BRASIL- 26/01/2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma nova diretriz clínica para o tratamento de pacientes de covid-19 nesta terça-feira (26), inclusive para aqueles que exibem sintomas persistentes após a recuperação, e também disse que aconselha o uso de anticoagulantes de doses baixas para evitar coágulos.


Medidas da fase vermelha em SP são ineficazes para reduzir casos, avalia médico

Fonte: CNN – 25/01/2021

Professor de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e criador do portal Covid-19 Brasil, Domingos Alves afirmou à CNN que as medidas da fase vermelha do Plano São Paulo para a reabertura da economia são ineficientes para conter os números da pandemia no estado.
Nesta segunda-feira (25), entraram em vigor as novas restrições anunciadas na semana passada pelo governador João Doria.
  


Covid-19: SUS e PNI fazem a diferença na distribuição de vacinas, diz médica

Fonte: CNN – 24/01/2021

Em entrevista à CNN neste domingo (24), a infectologista e epidemiologista Denise Garrett elogiou a infraestrutura da saúde no Brasil e afirmou que o país está mais coordenado na logística de vacinação da Covid-19 do que os Estados Unidos por causa da existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e também do Programa Nacional de Imunização (PNI), que existe desde 1973.


Sputnik V: o que se sabe sobre a vacina da Rússia que pode vir a ser usada no Brasil

Fonte: BBC – 23/01/2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou na sexta-feira (22/1) esclarecimentos pedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Sputnik V, a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rússia. O ministro Ricardo Lewandowski quer saber se a agência recebeu um pedido de uso emergencial do imunizante e, caso isso tenha acontecido, como está a análise e se há pendências.


Vacina contra a covid: quem está recebendo as doses disponíveis de Coronavac em cada Estado brasileiro

Fonte: BBC – 22/01/2021

Todos os Estados brasileiros receberam doses de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório da China Sinovac e já iniciaram a vacinação contra a covid-19.
O Ministério da Saúde definiu uma série de critérios para priorizar e dividir os grupos mais vulneráveis ao contágio pelo coronavírus.


Projeto da UFF fortalece produção agroecológica durante pandemia

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 19/01/2021

O projeto Alimentação e Solidariedade na Rede de Agroecologia, da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem sido uma resposta de professores e alunos para diminuir o impacto da pandemia do novo coronavírus na sociedade. O projeto procura ampliar e fortalecer os circuitos de produção e consumo de alimentos agroecológicos existentes nos seis diferentes campi da universidade (Niterói, Macaé, Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes).


As variantes do coronavírus e o Brasil

Fonte: UFRJ – 18/01/2021

Os vírus estão em constante mutação–sempre que se replicam, mudanças podem ocorrer em sua estrutura. A cada mês, estima-se que o Sars-Cov-2, vírus responsável pela pandemia da COVID-19, sofra de três a quatro mutações. Variantes surgidas ao redor do mundo, atualmente, vêm preocupando especialistas e governantes por causarem um aumento significativo da taxa de contágio.


Em cerimônia no Cristo Redentor, RJ inicia vacinação contra a Covid-19

Fonte: CNN BRASIL – 18/01/2021

O Rio de Janeiro iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (18). O imunizante foi aplicado em um ato simbólico aos pés do Cristo Redentor. A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes (54) e a idosa Teresinha da Conceição (80) foram as primeiras cariocas a receberem a vacina.


Anvisa aprova vacinas de Oxford e Sinovac; veja o que já está definido ou não sobre a vacinação no Brasil

Fonte: BBC BRASIL – 17/01/2021

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou neste domingo (17/1), por unanimidade, o uso das duas primeiras vacinas contra o coronavírus disponíveis em território brasileiro: a da Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a China, e a da Oxford-AstraZeneca, cujo pedido de uso emergencial foi feito pela Fiocruz — e cujo primeiro carregamento deve ser trazido da Índia por um avião fretado pelo Ministério da Saúde.




Força Aérea já transportou 32 pacientes de Manaus para outros estados

Fonte: CNN BRASIL – 16/01/2021

As Forças Armadas fizeram novas transferências de pacientes de Manaus para outras cidades do país neste sábado (16), em um esforço junto ao Ministério da Saúde para desafogar os hospitais da cidade, sobrecarregados pelo aumento de casos de coronavírus no estado.


Covid-19: novo estudo revela mortalidade de 50% entre hospitalizados no Norte, contra 31% no Sul

Fonte: BBC BRASIL – 15/01/2021

As cruéis barreiras no acesso à saúde no Norte do país se mostraram nessa semana através de depoimentos desesperados de profissionais e moradores de uma de suas maiores capitais, Manaus, onde faltaram cilindros de oxigênio para o tratamento da covid-19 e de outras doenças.


Covid-19: cobertura vacinal ajuda na eficiência de vacinas, dizem especialistas

Fonte: CNN BRASIL – 14/01/2021

Embora existam muitas discussões em torno da taxa de eficácia das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19, este é só um dos componentes que devem ser levados em consideração para a análise da eficiência do imunizante no combate à pandemia, que já dura quase dez meses no Brasil.


Coronavírus: Brasil se aproxima de 206 mil mortos pela covid e mais de 8,2 milhões de infectados

Fonte: BBC BRASIL – 13/01/2021

O Brasil acumula um total de 8.256.536 casos de covid-19 e 205.964 mortos pela doença, segundo boletim do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) divulgado nesta quarta-feira (13/01).


Taxa de transmissão do coronavírus sobe no Brasil e chega a 1,21

Fonte: CNN BRASIL – 12/01/2021

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil subiu para 1,21, de acordo com a Imperial College de Londres, na Inglaterra, que divulgou o levantamento nesta terça-feira (12). O número é 16,34% maior do que a taxa divulgada em 4 de janeiro, de 1.04.


Morador do Rio já pode agendar testes de covid-19 pelo celular

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 11/01/2021

Os moradores do Rio de Janeiro já podem agendar a testagem para detectar a covid-19 por um aplicativo pelo telefone celular ou pela central telefônica 1746. Ontem (10), a prefeitura recebeu um lote com dez mil testes rápidos de antígeno da covid-19.


Mutações do Coronavírus: quais os riscos e medidas que estão sendo tomadas?

Fonte: CNN BRASIL – 29/12/2020

Apesar de esperadas, as mutações preocupam quando começam a resultar em novas cepas, que muitas vezes têm comportamentos diferentes das anteriores e podem agravar a Covid-19, ou até mesmo tornar o vírus mais transmissível.


Covid-19: ar fresco, a subestimada – e poderosa – arma para reduzir o contágio pelo coronavírus

Fonte: BBC BRASIL – 28/12/2020

Em julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que existe a possibilidade de o coronavírus ser transmitido não apenas por gotículas expelidas por tosse e espirros, mas por partículas microscópicas liberadas por meio da respiração e da fala que ficam em suspensão no ar.


Anvisa certifica farmacêutica chinesa que desenvolveu CoronaVac

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 22/12/2020

A Sinovac, fábrica que desenvolveu a vacina CoronaVac contra o novo coronavírus, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, recebeu a certificação de boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


4 pontos para entender a reinfecção por covid-19, agora confirmada no Brasil

Fonte: BBC BRASIL – 22/12/2020

Aproximando-se da marca de 200 mil mortes por covid-19, o Brasil se deparou no início de dezembro com um novo número relativo à doença: o de casos de reinfecção.


Nova variante do coronavírus atinge mais as crianças? O que os cientistas sabem até agora

Fonte: BBC BRASIL – 22/12/2020

Cientistas estão correndo contra o tempo para investigar se uma nova variante de coronavírus identificada no Reino Unido se espalha com mais facilidade entre as crianças.


O que se sabe sobre a nova variante do coronavírus que levou a novo lockdown na Inglaterra

Fonte: BBC BRASIL – 21/12/2020

A rápida disseminação de uma nova variante do coronavírus levou a mais restrições para tentar combater a pandemia no Reino Unido..


Correspondente Médico: O que determina o fim dos testes da Fase 3 de vacinas?

Fonte: CNN BRASIL – 09/12/2020

Volume pré-adquirido por nações ricas é suficiente para vacinar três vezes sua população, deixando os mais pobres do mundo em uma fila que pode durar anos, criticam ativistas.


De morcegos a visons: como doenças passam de animais para humanos?

Fonte: CNN BRASIL – 03/12/2020

Do ponto de vista da origem da transmissão, pesquisadores chineses identificaram que o novo coronavírus surgiu em morcegos, desencandeando uma das maiores pandemias da história da humanidade.


Correspondente Médico: Como é calculada a eficácia de vacinas contra Covid-19?

Fonte: CNN BRASIL – 17/11/2020

O neurocirurgião Fernando Gomes explicou como é medida a eficácia de uma vacina contra a Covid-19, como a anunciada pela farmacêutica Moderna na segunda (16), que promete 94,5% de eficácia.


Correspondente Médico: Qual a capacidade de sobrevivência do coronavírus?

Fonte: CNN BRASIL – 12/11/2020

Na edição desta quinta-feira (12) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes comentou sobre a capacidade de sobrevivência do vírus e o risco de infecção para outras pessoas em contato com mortos.


Covid-19: por que o coronavírus está se espalhando com tanta velocidade agora?

Fonte: BBC BRASIL – 06/11/2020

Nova variante do vírus, agora dominante na Europa, é mais infecciosa; outra mutação detectada na Espanha também pode dar ao vírus capacidade ainda maior de infectar.


Correspondente Médico: O que é fator K e qual é a relação com a Covid-19?

Fonte: CNN BRASIL – 02/11/2020

Os casos de Covid-19 nem sempre se propagam da mesma maneira. Na edição desta segunda-feira (2) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é o fator K e qual é a sua relação com o novo coronavírus.


Agência Brasil explica: conheça os tipos de vacina contra covid-19

Fonte: AGÊNCIA BRASIL – 22/10/2020

Depois de diminuírem durante o verão, as infecções voltaram a crescer de forma constante nos últimos meses no país. Região mais afetada é a Lombardia.


Pandemia de covid-19: A polêmica estratégia do Japão de ‘conviver’ com o coronavírus

Fonte: BBC BRASIL – 07/10/2020

Estratégia do Japão tem se mostrado única por mesclar abordagem científica, flexibilidade e senso comum. É, segundo suas autoridades, o resultado de uma “abordagem única” à pandemia que os ajudou a manter o vírus sob controle e reduzir o impacto econômico.


Vacina contra coronavírus: por que desenvolvemos imunidade permanente para algumas doenças e para outras não?

Fonte: BBC BRASIL – 18/08/2020

Divulgação de informações e denúncias falsas sobre as vacinas vem crescendo na internet e pode levar à ‘maior campanha de desinformação da história’ e pode comprometer o sucesso da imunização contra o novo coronavírus.


É possível que se contraia Covid-19 pelos olhos, mas uso de óculos é secundário

Fonte: CNN BRASIL- 02/08/2020

Sabemos que o coronavírus pode entrar no corpo através do nariz e da boca. Mas e os olhos? Devemos usar óculos ou proteção sobre os olhos também? Certamente é possível que uma pessoa possa adquirir o coronavírus pelos olhos, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia


Por que doenças pulmonares são risco para a Covid-19? Infectologista explica

Fonte: CNN BRASIL- 01/08/2020

Além de danos aos pulmões, a infecção pelo novo coronavírus pode agravar outras doenças respiratórias pré-existentes. Segundo explicou à CNN o infectologista João Prats, pessoas com asma ou enfisema pulmonar, por exemplo, podem apresentar piora no quadro crônico.


Periódico internacional “Education and Information Technologies”

Fonte: UNICARIOCA – 29/05/2020

Nesta última quinta-feira (28), foi publicado no periódico internacionalo um artigo resultante da dissertação do César Goudouris, hoje orientando de Doutorado na UFRJ, com a colaboração deAntônio Carlos de Abreu Mol, Ana Paula Legey, Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Joana Loureiro Freire, Bianca Maria Rego Martins e Alessandro Jatobá. Esse foi mais um importante avanço do mestrado da Unicarioca.

EnglishPortuguês