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HUMANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: APRIMORANDO A APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL POR MEIO DA ROBÓTICA E RECICLAGEM DE MATERIAIS


Aluno: Paulo Sérgio Farias

Orientadores: Alessandro Jatobá e André Luiz Avelino Sobral

Descrição:  Um novo cenário precisa ser considerado para a educação técnica, por meio da reformulação da maneira de pensar e implantar o processo de ensino-aprendizagem. Embora complexas, as relações humanas são elementos essenciais para experiência pessoal e profissional do indivíduo. Logo, analisar os relacionamentos entre educadores e educandos, envolve entender as intenções e interesses que esses compartilham, sendo essa interação entre eles o eixo das consequências. A aprendizagem socioemocional configura-se como uma metodologia capaz de desenvolver habilidades socioemocionais, imprescindíveis, à transformação social. Esta pesquisa objetiva elaborar, implementar e analisar a humanização gradual do currículo do ensino médio técnico, por intermédio de uma sequência didática humaniza, apoiada pelos conceitos híbridos dos currículos críticos e pós-críticos e das diretrizes estabelecidas pela BNCC. A robótica educacional promove o aprimoramento da ASE, dentro da sequência didática humanizada utilizando-se da teoria Construcionista, e amenizando as mazelas sociais e ambientais através da reciclagem de materiais. A afetividade é analisada, como fator fundamental, para o esclarecimento de aspectos positivos e negativos na relação educador – educando e o método fuzzy é utilizado como ferramenta computacional para a análise dos dados coletados no percurso da pesquisa, através do índice de eficiência quali-quantitativo. Com o desenvolvimento desta sequência didática humanizada, conclui-se que, o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, em consonância à problemáticas do cotidiano dos educandos, despertam o seu interesse em aprender e ensinar. Portanto, configurando uma educação conectada aos anseios do jovem do século XXI.

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