GRAMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA, DO SEXTO ANO CARIOCA, DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Aluno(a): Claudete De Lima Chafin
Orientadores: André Cotelli e Leonardo Trotta
Data de defesa: 04/09/2023
Descrição:
O trabalho investiga por meio de uma pesquisa quali-quanti, o processo de ensino-aprendizagem apresentado no Livro Carioca de Língua Portuguesa, utilizado no projeto Sexto Ano Carioca, do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Está dinâmica utilizada em sala de aula, da ênfase e destaque ao uso da gramática reflexiva. Procuramos compreender como essa escolha apresentada nessa ferramenta didática é incorporada de modo pedagógico e afetivo no projeto e como ela se apresenta nas atividades de gramática do livro carioca, especialmente as que exigem análise morfológica. A metodologia empregada teve como objetivo identificar as maiores dificuldades no ensino de morfologia, quais tecnologias utilizadas pelos professores e como poderiam ser solucionadas ou minimizadas, ressignificando as atividades por meio de aplicação de uma sequência didática apoiada em recursos digitais.