Ensino híbrido na educação básica: construindo raciocínios geográficos na sociedade em rede
Aluno: Gabrielle Martins de Souza
Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e André Cotelli Espirito Santo
Descrição: O presente trabalho elabora reflexões sobre o uso das novas tecnologias no ensino de geografia, visando trazer luz para a elaboração de formas metodológicas para utilizar recursos tecnológicos que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular. Tem como objetivo geral promover o desenvolvimento de raciocínios geográficos nos estudantes da educação básica estadual, utilizando uma metodologia híbrida e as ferramentas Google Classroom, Whatsapp e Google Maps. Será desenvolvida sequência didática tomando como base escola estadual localizada na periferia do Estado do Rio de Janeiro, no município de Nova Iguaçu com turma de 1° ano do ensino médio. A aplicação será feita mediante a metodologia bola de neve com a validação da proposta didática por professores de geografia da rede pública e particular. Diante disso,o tema se torna relevante, pois consiste em fazer com que alunos da periferia tenham acesso às novas tecnologias de forma a melhorar seu aprendizado, seu senso de localização espacial e o entendimento que os fenômenos que ocorrem no espaço geográfico são dinâmicos ao invés de estáticos como os mapas tradicionais demonstram. Para o estudo, será utilizado a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de avaliação diagnóstica que permita a elaboração de uma sequência didática(SD) que proporcione o aprendizado de forma significativa. Finalizando com a disponibilização da proposta didática para avaliação dos docentes de geografia da rede pública e privada.