Menu fechado

Gamificação na Educação: O Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Como Apoio ao Ensino

Descrição: Ambientes virtuais de aprendizagem possibilitam uma compreensão inovadora e uma maior interação entre docentes e discentes na condução do conhecimento, eles expandem os recursos do ensino e da aprendizagem contribuindo para customização e prática. A incerteza de dominar o conhecimento necessário para trabalhar com as novas tecnologias predomina, entretanto são extremamente necessárias atualmente. Durante minha vida profissional percebi a carência de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) gamificado. Essa pesquisa teve como objetivo propor um AVA voltado para o ensino-aprendizagem do século XXI, utilizando métodos gamificados através de um ambiente virtual, compreendendo de que maneira esse ambiente com seus recursos e atividades pode ser modelado, através de códigos de programação para contribuir no aprimoramento da usabilidade, da comunicação, da interação e da colaboração. Foi desenvolvida uma sala gamificada utilizando essas estratégias e permitindo a avaliação do método. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas de grupo focal com profissionais da área. Como resultado da pesquisa, este trabalho buscou encontrar estratégias didáticas no AVA MOODLE para apoio ao ensino online, onde os usuários tiveram acesso ao conteúdo, através de recursos e atividades interativas e avaliativas para o seu desenvolvimento. Além de demonstrar que com o AVA é possível conduzir e acompanhar todo o processo didático pedagógico, trabalhando de forma assertiva focando possíveis problemas garantindo a eficiência da execução do ambiente virtual de aprendizagem.

Título da dissertação: Gamificação na Educação Online Utilizando o Ambiente Virtual Moodle

Aluno: Alexandre Costa de Carvalho

Orientadores: Prof. Dr. Victor Gonçalves, Prof. Dr. Cláudio Márcio

EnglishPortuguês