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FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS COMO MAXIMIZADORES DO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Aluno(a): Rosane Freitas Marinho

Orientadores:Sheila Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 12/04/2023

Descrição: 

O presente estudo é resultado de inquietações sobre as dificuldades encontradas por professores para a adaptação dos métodos exigidos para a educação online. O período de pandemia de COVID-19 obrigou os profissionais da Educação Infantil a se debruçarem sobre as novas formas de saber-fazer a educação, visto que o ensino passou a ser mediado pelas novas tecnologias. O objetivo foi realizar um curso de formação continuada para esse público através de Sequências Didáticas com o uso de jogos digitais como forma de maximizar o aprendizado e desenvolvimento infantil, observando os Campos de Experiências da BNCC. Foi proposta a realização de pesquisa-ação que contou com quarenta professores interessados e onze professores inscritos no site da UniCarioca e a aplicação de três Sequências Didáticas. O curso teve quatro aulas com a duração de duas horas e contou com a exposição do Referencial Teórico; Sequência Didática para uso do Jamboard e conhecer o Learningapps; Sequência Didática para conhecer os “Jogos Educativos Crianças 5” e usar o Learningapps; Avaliação do Curso pelo Mentimeter. A aplicação de questionários online facilitou a coleta e o tratamento dos dados, resultando em três categorias de análise: 1) Formação Acadêmica e o Tempo de Docência na Educação Infantil; 2) Uso das Tecnologias e os Jogos Digitais em Sala de Aula; e 3) Avaliação do Curso de Formação de Professores. A fundamentação teórica esteve assentada na exposição de ideias de autores considerados pioneiros no que tange ao contexto histórico do sentimento da infância (Philippe Ariès) e da Educação Infantil (desde a Constituição de 1988, passando pelo Estatuto da Criança e do Adolescente até a Base Nacional Comum Curricular); os marcos do desenvolvimento da criança (Jean Piaget); a Aprendizagem Significativa (David Ausubel); a aplicação dos jogos para assegurar os direitos de aprendizagem e experiências de interação ampliada com o meio (Vygotsky). Os resultados encontrados revelaram a importância do estudo e comprovaram a eficácia do curso, pois as professoras mostraram-se capazes de reproduzir em sala de aula o que aprenderam na formação. A aplicação do jogo digital na aprendizagem de crianças com da Educação Infantil mostrou-se um caminho seguro e profícuo, servindo de inspiração para a realização de novas pesquisas e formações. O foco deve estar sempre na melhoria da educação básica brasileira e no que diz respeito à Educação Infantil.

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