FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁXIS TECNOLÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA A AUTONOMIA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluno(a): Stela Ruth Cunha Dos Santos Setimi
Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey
Data de defesa: 21/08/2023
Descrição:
Esta Dissertação de Mestrado, intitulada ‘Formação docente e práxis tecnológica: Estratégias para a autonomia metodológica na Educação Infantil’ tem como objetivo geral desenvolver e implementar espaços pluriculturalmente criativos na Educação Infantil, promovendo práticas pedagógicas que explorem o uso cotidiano das Tecnologias Digitais como estratégia de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos pensa-se em elaborar uma sequência didática para formação de professores da Educação Infantil, fomentando uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais e promovendo um ambiente de imersão no tema, no contexto de uma formação continuada. Também o estudo buscou descrever um E-book de Estratégias Didático-Tecnológicas que sirva como catalisador de projetos formativos, programas e espaços de inovação, proporcionando recursos digitais e sequências didáticas que auxiliem na capacitação docente na área da Educação Infantil. Nos demais objetivos específicos foi possível aplicar de forma dialógica a formação continuada para professores de forma estratégias Didático-Tecnológicas que estejam alinhadas com as necessidades cotidianas tanto dos professores quanto dos alunos da Educação Infantil, buscando uma abordagem educacional relevante e eficaz e, por último, realizar a avaliação da formação continuada proposta, a fim de mensurar o impacto das Estratégias Didático-Tecnológicas no desenvolvimento profissional dos professores e na qualidade do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil a partir da formação realizada. Fundamentado em referencial teórico-metodológico que abrange o tema, o estudo concluiu a relevância da formação continuada docente como caminho pedagógico mais eficaz para a adequada correlação entre práxis docente e o uso cotidiano das linguagens tecnológicas. Este estudo foi publicado em periódico científico como forma de contribuição para a comunidade acadêmica e produção de conhecimento na área, sendo a publicação na Revista Educação Pública, volume 23, número 23, no dia 11 de abril de 2023, intitulado, ‘Formação para professores da Educação Infantil com foco na cultura digital.