Formação Continuada: Uma Experiência Sobre os Desafios da Cultura Digital no Contexto de Oficinas de Prática Docente
Aluno: Claudinéa de Araújo Batista
Orientadores: Bianca Maria Rêgo Martins e Veronica Eloi de Almeida
Descrição: A pesquisa, longe de esgotarem as questões que afloram, pretende aquecer o debate sobre a formação continuada do professor, seu papel de mediador no ensino e aprendizagem, a utilização das novas tecnologias – tecnologia usada e pensada como metodologia – e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. O objetivo é retratar a importância da formação continuada dos docentes na aprendizagem dos discentes frente aos desafios propostos para uma educação do século XXI que visa a formação integral e não integrada do aluno. Este trabalho investiga o contexto e públicos de 2 escolas do Rio de Janeiro na construção de identidades profissionais de professores em uma experiência de formação continuada. A pesquisa revelou a singularidade que o professor tem no processo de aprendizagem, compreendendo a relevância da formação continuada para os professores exercerem plenamente seu papel no processo ensino-aprendizagem.