Menu fechado

Formação Continuada Nas Trilhas da Adaptação: Uma Contribuição das Novas Tecnologias Digitais na elaboração de Atividades no fazer pedagógico do Atendimento Educacional Especializado

Aluna: Andrea Maria Esteves da Costa

Orientadores:  Prof. Msc. André Cotelli do Espírito Santo e Profa. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueira

Descrição: O enfoque na Formação Continuada de Docentes que atuam na Educação Inclusiva, vem ganhando destaque substancial no meio educacional, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores, que possam provocar rupturas com o modelo conservador de aprendizagem. A Formação Docente torna-se imperativa, na busca por efetivar uma qualidade educacional que seja para todos. Desse modo, essa pesquisa objetiva propor uma Formação Continuada intitulada Nas Trilhas da Adaptação com ambiência colaborativa das Novas Tecnologias Digitas, utilizando a Plataforma WordWall, a fim de auxiliar professores na escolha de ferramentas de tecnologias que auxiliem na elaboração e adaptação de atividades que facilitem o aprendizado de alunos com deficiência intelectual. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, na busca pela historicidade da Educação Inclusiva no Brasil e os caminhos percorridos pelo Município de Niterói na busca pela construção da Educação Inclusiva. De natureza qualitativa, a pesquisa, também contou com Rodas de Conversas para colher informações juntos aos professores participantes e utilizou questionários estruturados no Google Forms, que serviram de suporte na fundamentação da pesquisa e na avaliação da Formação Continuada. A pesquisa qualitativa surge da preocupação de compreender a realidade social e as relações estabelecidas no espaço educacional. Concluindo, a pesquisa ratificou que a formação de professores para a inclusão de alunos com deficiência, ainda é um desfio. Embora haja metas e cursos de formação, percebeu-se nas falas dos docentes que as redes de ensino, ainda carece de diretrizes mais precisas para efetivação de uma Formação Continuada que inclua as novas tecnologias, que esteja consolidada com as transformações sociais do nosso tempo. A Formação proposta não tem o objetivo de ser limitadora na atuação do professor de Sala de Recursos, mas pretendeu facilitar as escolhas de ferramentas de tecnologia digitais auxiliando no planejamento das atividades, tornando-as mais criativas e que promovam aprendizagem significativas. Ainda estamos no processo de conquista, no entanto percebemos que a inclusão passou a ter suas bases em evidências cientificas.


EnglishPortuguês