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FORMAÇÃO CONTINUADA: LETRAMENTO CIENTÍFICO E ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS


Aluno(a): Ana Clara De Sousa Barbosa

Orientadores: Ana Paula Legey e
André Cotelli

Data de defesa: 04/09/2023

Descrição: 

Considerando a importância da reflexão sobre a prática, especialmente em contexto de educação infantil, surge o desafio de buscar diferentes práticas do ensino de ciências que se contraponha ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo. A urgência do ensino formal em se adaptar as demandas da criança do século XXI exige uma educação emancipadora onde a criança esteja no centro da construção da sua aprendizagem, visando a sua formação integral. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender as práticas e dificuldades apresentadas por professoras da educação infantil de uma Unidade Municipal de Educação de Niterói e, a partir desse estudo, desenvolver uma nova proposta de ensino de ciências em educação infantil, voltada para o letramentocientífico em abordagem STEAM. Em seguida, foi elaborado um framework de uma sequência didática para implementação de uma proposta de metodologia STEAM que fizesse parte de uma proposta de formação continuada, e que pudesse ser um guia orientador para profissionais da educação infantil para ampliar a sua prática pedagógica. Por último, foi elaborado um material didático com relatos sobre a formação continuada e sequências didáticas desenvolvidas como um material de apoio para consulta e orientação em relação à prática de projetos STEAM na educação infantil. Realizou-se a avaliação da formação continuada, bem como do material didático desenvolvido, mediante a análise de um questionário aberto que foi aplicado com as professoras participantes do curso de formação continuada. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de ciências. Conclui- se que a abordagem STEAM é uma forma de se contrapor ao ensino tradicional, oferecendo ferramentas para que os professores busquem reformular sua prática, atendendo a um novo público que são as crianças do século XXI.

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