FORMAÇÃO CONTINUADA DO CORPO DOCENTE INTEGRADO AO HARD SKILL E SOFT SKILL NO AMBIENTE ESCOLAR
Aluno(a): Elizia Lúcia Correia De Paula
Orientadores: Regina Célia Pereira De Moraes e Luciane Conrado
Data de defesa: 01/09/2023
Descrição:
A presente pesquisa retrata uma situação em que se é necessária a implementação de recursos digitais nos métodos de ensino da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, de acordo com o que está descrito em seu PPP. Contudo, se nota uma resistência imposta por alguns docentes desta instituição de ensino em se adaptar a essa nova realidade. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo geral aplicar formações a esses profissionais por meio de uma oficina e também um canal na plataforma Youtube, com o intuito de quebrar certos paradigmas acerca dessa adaptação na metodologia de ensino, incluindo nas mesmas à utilização dos recursos digitais. Para tanto, ela conta em sua metodologia com a finalidade aplicada, objetivo exploratório, abordagem qualiquantitativa, método hipotético dedutivo e procedimentos bibliográfico e estudo de caso. Como resultados, foram aplicadas formações em Soft Skills e também em Hard Skills sendo essa segunda opção representada pelos recursos digitais Canva e Capcut. Após a realização da oficina, foram gerados questionários para se obter um feedback por parte dos participantes e as suas respostas foram satisfatórias em relação às atividades aplicadas. Também foi gerado o canal proposto, tendo nele 3 vídeos que têm o propósito de não somente apresentar a escola utilizada para esta atividade, como também introduzir a teoria dos componentes apresentados para a equipe docente.