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Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Escola Pública Brasileira: Criação de Jogos Educativos Digitais Como Parte das Novas Competências

Aluna: Isadora Araújo do Nascimento

Orientadores: Profa. Rosa Valim, D.Sc. e Profa. Regina Célia Pereira de Moraes, D.Sc.

Descrição:Esta pesquisa intitulada “Formação continuada de professores do ensino fundamental em escola pública brasileira: criação de jogos educativos digitais como parte das novas competências”, se desvela sob a temática das novas abordagens para o ensino fundamental anos iniciais híbrido no Brasil na perspectiva da formação continuada de professores e tem como problema, elaborar estratégias pedagógicas com os conhecimentos associados à sistematização de jogos educativos digitais estão sendo consideradas no processo de formação continuada dos docentes do ensino fundamental público híbrido brasileiro. O contexto atual revela-se complexo, repleto de novas variáveis insurgentes que demandam novas abordagens educacionais. Os jogos educativos digitais, se usados corretamente como ferramenta de apoio ao ensino híbrido, podem tornar-se grandes aliados dos profissionais de educação. Objetiva-se com esse trabalho, refletir sobre a necessidade de os professores de ensino fundamental realizarem formação continuada para trabalharem com jogos educativos digitais, como estratégia suplementar de apoio ao ensino híbrido, para dar conta de estimular novas competências nos seus alunos. Foi realizada uma preliminar de campo com duas professoras da rede pública municipal, sobre os desafios do ensino híbrido, que originou este problema de pesquisa. A metodologia da pesquisa foi a bibliográfica e participativa ativa com a realização de Rodas de Conversas com professores de ensino fundamental, anos iniciais, da rede municipal do Rio de Janeiro. Para análise dos dados, foi utilizada a leitura flutuante como instrumento de pré-análise, seguida de exploração do material e tratamento dos resultados por meio de inferências, estrutura proposta por Laurence Bardin.
Os resultados da pesquisa apontam desafios da prática docente para ministrar aulas neste novo contexto,
necessitando de formação continuada para promover a imersão digital de docentes e capacitá-los para criação de
jogos educativos digitais sem uso de programação, por meio de um material orientador de apoio, produto educacional desta pesquisa, contendo orientações para criação de jogos educativos digitais no ensino híbrido para o ensino fundamental.


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