Formação Continuada Colaborativa de Docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais com o Uso do Recurso Google Sala de Aula: Unidades Temáticas da Geografia da BNCC
Aluno(a): Arnaldo Barbosa de Melo Filho
Orientadores: Bianca Martins e Leonardo Trotta
Data de defesa: 04/07/2019
Descrição: Essa pesquisa apresenta uma proposta de formação continuada colaborativa, na modalidade oficina pedagógica, para docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, sobretudo, no que diz respeito à configuração curricular dos Sistemas de Ensino diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As construções das Competências Gerais do componente curricular Geografia foram planejadas através do desenvolvimento de suas habilidades específicas em consonância com as dimensões da aprendizagem da BNCC. Incorporamos na atividade formativa a Roda de Conversa e a plataforma Google Sala de Aula no campo de uma realidade educacional local, que se transforma diante das complexidades do Brasil na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual analisamos os benefícios da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em um curso presencial de formação continuada para docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, considerando as Unidades Temáticas da Geografia no quinto ano de escolaridade da BNCC. Para isso foram elaborados módulos de ensino-aprendizagem que promoveram uma articulação entre os conceitos do cotidiano e os conceitos científicos. As atividades propostas possibilitaram momentos de discussão, de experimentação, de descobertas, de reflexão e de análise, num trabalho colaborativo utilizando o Google Sala de Aula. A demonstração da validade do conteúdo pesquisado e a sua fidedignidade ao planejamento educacional confirmaram através de uma análise das crenças de autoeficácia, um itinerário pedagógico no campo da formação continuada colaborativa dos docentes, mediada pelo uso de computadores.