FORMAÇÃO CONTINUADA BASEADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS LGBTQIAPN+: COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
Aluno(a): Maria Dalva de Souza Figueiredo
Orientadores: Alessandro Jatobá e Antônio Carlos De Abreu Mól
Data de defesa: 29/11/2023
Descrição:
Esta dissertação apresenta como tema a formação continuada para capacitar profissionais da educação para combater à violência de gênero contra pessoas LGBTQIAPN+ na educação. Busca analisar experiências pedagógicas, desenvolver gestão de política pública, direcionadas aos/as LGBTQIAPN+ nas escolas, pesquisando informações sobre conflitos causados pela violência que contribua na organização de proposta de formação continuada para enfrentar os problemas que ocorrem na comunidade escolar. Também, pesquisamos sobre as diversidades no ensino não formal, protagonizada por instituições, como as de representações LGBTQI +, principalmente, para coletar as informações. Esse processo educativo envolve outras instituições e não encerra na escola que defendem os interesses das diversas categorias. O método de pesquisa bibliográfica estabeleceu critérios e categorias para entender os processos político e metodológico registrados nas produções acadêmicas. Ela foi qualitativa, com instrumentos documentais bibliográficos que levantou as informações, saber quem são como pensam estudantes e trabalhadores (as) das escolas de ensino médio. Um público majoritariamente composto por pessoas que sofreram violência às quais ameaçam a permanência delas nas escolas. Na elaboração da pesquisa bibliográfica será possível constatar se as ações realizadas são incipientes, pontuais, insuficientes ao público docente e estudantil LGBTQIAPN+ ou se tem capacidade de alterar a cultura
institucional com potencial para ampliar e consolidar a permanência nas escolas. Essas informações nortearão o combate à violência de gênero contra LGBTQIAPN+ desde a formulação, implementação, monitoramento, avaliação e continuidade das políticas públicas. O resultado apresentado a partir da leitura dos artigos identificou os problemas causados por essa violência oferendo elementos para analisar as informações mapeadas criando categorias que ofereça subsídios para discutir a formulação de uma política de formação continuada através de uma ferramenta digital.