EXPLORANDO CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING PARA O PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE VIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Aluno(a): Claudio Alves Costa
Orientadores:Verônica Elói De Almeida e Rosa Valim
Data de defesa: 11/07/2023
Descrição:
Esta dissertação explora as possíveis contribuições do Design Thinking para o planejamento de projetos de vida, utilizando a metodologia de revisão sistemática da literatura, através de uma análise de artigos acadêmicos. O trabalho inicialmente desenvolve uma base teórica, explicando os conceitos de Design Thinking e Projeto de Vida, dentro do cenário educacional brasileiro. Através da revisão da literatura, são destacadas as potenciais contribuições do uso do Design Thinking e do planejamento de projetos no contexto educacional. Este estudo é um esforço para compreender como o Design Thinking pode ser uma ferramenta eficaz para enfrentar os desafios de construção de projetos de vida, contribuindo assim para a melhoria da qualidade e relevância da educação. A pesquisa visa incentivar mais estudos no campo e abrir caminhos para a implementação prática de insights derivados do Design Thinking na educação, através da ferramenta e-book desenvolvida.
