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ESTRATÉGIAS VIRTUAIS ASSÍNCRONAS NA EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DE SUA ACESSIBILIDADE E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA PARA DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO ENSINO HÍBRIDO


Aluno(a): Shirley Do Amaral Borel Gomes

Orientadores:Anderson Fernandes Pereira Dos Santos e Victor Gonçalves Glória Freitas

Data de defesa: 12/07/2023

Descrição: 

O trabalho pedagógico no período pós-pandemia da COVID-19 vem passando por inserções tecnológicas em sua práxis. Agregar as tecnologias digitais na rotina escolar, no formato do ensino híbrido, pode contribuir com melhorias no processo de ensino e aprendizagem, trazendo para a sala de aula a realidade do aluno, permeada pelo mundo virtual, e possibilitando a construção de uma aprendizagem significativa. Contudo, dados do IBGE apontam que nem todos os brasileiros possuem dispositivos digitais ou acesso à internet para se conectarem com o mundo virtual. Existe uma desigualdade entre as escolas brasileiras, mesmo vivendo na era tecnológica digital, muitas desprovidas de infraestrutura e nem todos os alunos estão incluídos digitalmente. Nesta perspectiva, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de propor o desenvolvimento de uma metodologia focada em atividades assíncronas para o ensino híbrido, democrática e que democratize o acesso às tecnologias digitais para a educação, contemplando todos os alunos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, desenvolvida por meio da aplicação de uma Sequência Didática sobre a temática meio ambiente, elaborada a partir de resultados obtidos em uma pesquisa preliminar com um grupo focal de 60 participantes do ensino fundamental II de uma escola pública da zona rural de Rio Bonito-RJ. Para a elaboração da Sequência Didática, optou-se pelo uso de metodologias ativas e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento norteador para traçar as habilidades e competências pedagógicas. Também foram utilizadas tecnologias digitais mais acessíveis, como smartphones, e as redes sociais WhatsApp, para comunicação entre participantes e pesquisadora, e o Instagram, para divulgação do trabalho final dos sujeitos da pesquisa. A proposta da Sequência Didática foi aplicada e avaliada por 54 participantes, por meio de questionário, para validar a metodologia desenvolvida. Os resultados foram positivos, demonstrando que a proposta é inovadora e adaptável a qualquer contexto escolar, utilizando recursos digitais democráticos e acessíveis, contribuindo para uma aprendizagem autônoma, significativa e colaborativa, com protagonismo dos estudantes.

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