Menu fechado

Estratégias que Contribuem para a Motivação na Construção da Leitura e Escrita no Primeiro Ano do Ensino Fundamental


Aluno(a): Ana Márcia da Silva Vieira

Orientadores: Bianca Martins e Marcos Antônio

Data de defesa: 05/07/2019

Descrição: Esta pesquisa aborda a implementação do Projeto Pedagógico Animalândia, que faz uso das Tecnologias Digitais e que concebe os animais como fonte de motivação, ambas estratégias visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 1oano do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro. Através de uma abordagem de natureza qualitativa este estudo contou com a participação de vinte e quatro alunos do 1o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Olegário Mariano. Na intenção de planejar e aplicar o Projeto Animalândia com este grupo de alunos optou-se pelo enfoque metodológico da pesquisa-ação. Para a avaliação do processo foram selecionadas 16 habilidades de leitura e escrita tendo como base as Orientações Curriculares Municipais 2016 da SME/RJ para as turmas de 1o ano do Ensino Fundamental. A comparação dos resultados da avaliação diagnóstica e da avaliação final evidencia os ganhos na construção do conhecimento do grupo no campo da leitura e da escrita. Os dados produzidos pela pesquisa demonstram, ainda, que houve aumento na frequência, maior disposição e envolvimento, por parte dos alunos, nas atividades propostas dentro do projeto. Na análise da fala dos alunos ficaram evidentes o crescimento social, emocional e de visão de mundo.

EnglishPortuguês