Estilos de Aprendizagem do Estudante Universitário na Educação a Distância: Uma Proposta de Ambiente Virtual Baseado em Novas Tecnologias Digitais
Aluno: Enoque Teixeira Abreu
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Alessandro Jatobá
Descrição: O ensino à distância tem crescido bastante nos últimos anos em número de matriculas, assim como em ofertas de cursos por várias instituições de ensino. Muito desse crescimento se deve aos marcos regulatórios e decretos favoráveis ao ensino a distância, quebrando muitas barreiras existentes. E também ao avanço/acesso tecnológico por meio de microcomputadores e também acesso a grande rede de internet e crescimento de ofertas dos sistemas de gerenciamento de cursos. Essa última, faz toda diferença na educação a distância. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) tem a função de sala de aula online tanto para o estudante quanto para o professor. Atualmente são oferecidos no mercado muitos modelos de Ambientes virtual de aprendizagem, uns gratuitos e outros pagos. Mesmo diante de tantos avanços tecnológicos através dos AVAs, uma pergunta se faz necessário na modalidade EAD: porque indivíduos diferentes, que adotam formas diferentes de aprender, não tem a sua disposição recursos educacionais que atentam para o seu estudo de aprender? Ao responder essa pergunta, deve-se ter em mente que o AVA deveria preconizar o estilo de aprendizagem do estudante, ou seja, o jeito particular do estudante de aprender deve ser levado em consideração na formulação da sala virtual, assim como os materiais de estudo. O ideal era o estudante acessar o AVA e saber qual seria seu estilo de aprendizagem. A partir do momento que o estudante conhece seu estilo de aprendizagem, ou seja, sua preferência de aprender e o professor reconhece essa diversidade e prepara todos os recursos visando atender essa demanda, o resultado pode ser melhor na aprendizagem e nas notas. Com isso o objetivo desse projeto e mapear os estilos de aprendizagem segundo o modelo VARK de Fleming, de uma disciplina Canais de distribuição e Marketing, do Curso Superior Tecnólogo em Logística na modalidade EAD. Além disse configurar o fórum participativo para cada estilo de aprendizagem personalizado e avaliar ao final do semestre a opinião dos estudantes sobre o nosso formato de estudar cada unidade aprendizagem, personalizado ao seu estilo de aprendizagem.