Estados Afetivos Apoiados pela Tecnologia em uma Escola Residência

Aluno(a): Érica de Lara Ivanowicz Duba

Orientadores: Alessandro Jatobá e Verônica Elói

Data de defesa: 19/12/2018

Descrição: Esse estudo tem como objetivo principal compreender de que forma o uso de recursos tecnológicos pode contribuir para a construção de valores relativos à socialização e afetividade, conceitos estes tão importantes para alunos de escolas residências. Como consequência, o estudo busca também ajudar no processo de ensino aprendizagem dos alunos favorecendo o desempenho acadêmico dos mesmos. Foi elaborado um recurso digital que permita a mediação  das relações entre os alunos de modo a aprimorar vínculos, amenizar conflitos e melhorar desempenho nas escolas de modelo internato. É identificar as relações em toda sua amplitude, desde o que lhes faz bem até o que lhes causam desconforto, auxiliando no processo de desenvolvimento do jovem e contribuindo para seu desempenho escolar. Para alcançar os objetivos traçados foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) foi utilizada para analisar os dados coletados. Os resultados mostraram que a tecnologia elaborada pode minimizar efeitos negativos aos alunos da escola, sendo uma ferramenta a mais no processo de desenvolvimento das relações interpessoais.