Menu fechado

Escrita e Tecnologia: O Uso da Tecnologia para Auxiliar no Desenvolvimento da Escrita de Alunos com Deficiência Visual


Aluno(a): Mariana Lopes da Silva

Orientadores: Alessandro Jatobá e Bianca Martins

Data de defesa: 17/04/2019

Descrição: O presente estudo tem como objetivo principal aplicar e avaliar recursos de tecnologia digital, que possam contribuir no processo de produção textual de educandos com deficiência visual, com o uso de uma sequência didática elaborada, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na instituição selecionada. Como metodologia, foi escolhida a pesquisa intervencionista, tendo o pesquisador como participante ativo da pesquisa, como registro foi utilizado um diário de campo, a produção dos alunos e algumas contribuições dos participantes, que foram relevantes ao longo do processo. A atividade proposta consistia em encontros semanais, onde os alunos eram convidados a refletirem sobre o processo de escrita e também produzirem novos textos para serem publicados aos familiares em redes sociais. Para além, os familiares eram convidados a participar dos encontros uma vez no mês para conhecerem o trabalho que os seus filhos estavam realizando e contribuírem com ideias e sugestões, afinal a escrita resultante seria para eles. Como conclusões da pesquisa, foram observadas que os alunos, durante o processo de aquisição de escrita, são capazes de perceber seus erros e dificuldades quando realizam a releitura do mesmo e que eles podem aprimorar seu desenvolvimento no processo escrito com o uso de tecnologias. Posso salientar que a pesquisa ainda levantou o aspecto social ao tentar incluir todos os participantes e familiares que desejaram e almejaram contribuir com a proposta realizada.

EnglishPortuguês