Escola em Comunidade Com Sociabilidade Violenta: Um Estudo Etnográfico da Educação em Comunidade Inserida na Novas Plataformas Digitais
Aluna: Alexandra Evangelista de Lima
Orientadores: Profa. Regina Celia Pereira de Moraes, DSc.
Prof. Marcos Antônio, MSc.
Descrição: Este trabalho traz um estudo sobre a educação nas escolas públicas inseridas no contexto das comunidades que tem sua rotina cotidiana atravessada pelo infortúnio dos conflitos armados. Não são raros os casos de conflitos que se acirram, a ponto de provocar o fechamento das escolas por dias a fio. Dados os casos, a rotina dessas escolas em questão passa por sucessivas adaptações e readaptações do seu planejamento durante o ano letivo. Professores e alunos constantemente são surpreendidos pelos confrontos no decorrer dos dias de aula, ou mesmo antes do horário da abertura das Unidades Escolares, impedindo que elas abram e recebam o público. Por isso, traz como objetivo geral, promover o Projeto “Com licença Violência, Eu Quero Estudar!” a partir do Plano de Aula MÃE – Plano de Aula Emergencial – que integre às aulas presenciais através das tecnologias digitais possibilitando assim, manter o período letivo e o desenvolvimento do Currículo em dias de confronto armado no entorno das escolas de Ensino Fundamental do município do Rio de Janeiro. Para tanto, a metodologia usada embasou-se na Pesquisa Qualitativa, com características de um estudo descritivo e etnográfico, que possibilita conhecer a cultura e o comportamento do grupo de indivíduos que formam uma comunidade no entorno das escolas.