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Ensino Remoto Emergencial: Uma Possibilidade de Alfabetização em Períodos de Isolamento.

Aluno: Mariluci Petrone Lima

Orientadores:  Prof. Paulo Victor R. De Carvalho; Prof. Alessandro Jatobá

Descrição: Em 2020, a pandemia da COVID-19 fez com que as escolas de Ensino Básico do mundo inteiro adotassem a modalidade de Ensino Remoto Emergencial, para dar continuidade ao ano letivo. Nessa circunstância, docentes são desafiados à inovação diária para dar continuidade às atividades pedagógicas e conseguir alfabetizar seus alunos. O período, embora árduo, pode ser visto como favorável, no cenário educacional, aumentando a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, em todos os estágios de ensino. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar os processos de Ensino Remoto na alfabetização para aprendizagem da língua, afim de propor um processo que possa ser aplicado em situações de isolamento pelas escolas. Este estudo, conforme metodologia, teve abordagem exploratória e também de cunho descritivo, visto que foi realizado um estudo detalhado, com coleta de dados, por meio de discussão com professores, via Zoom, um questionário que envolveu professores do 1o ano do Ensino Fundamental, possibilitou a elaboração do produto deste trabalho, logo após, análise quantitativa desses dados. Os dados da pesquisa mostraram que os docentes participantes acreditavam na possibilidade de se alfabetizar e/ou manter os alunos no processo de ensino-aprendizagem através do uso de SDs no Ensino Remoto Emergencial. Deste modo foram elaboradas três SDs com temas variados de acordo com o interesse e nível de desenvolvimento da turma para avaliar a possibilidade de utilização e eficácia do material. A solução proposta foi aplicada durante três semanas com uma turma do 1o ano da Escola Municipal Maralegre em Niterói e conseguimos chegar a conclusão de que o objetivo foi alcançado com os alunos que conseguiram participar das propostas, porém a dificuldade de acesso a tecnologia digital, vivida por esses alunos, ainda é marcante, deixando claro a desigualdade social e impossibilitando que conseguíssemos envolver todos os alunos da turma prevista da rede pública citada a participar do processo de aprendizagem proposto pelo Ensino Remoto Emergencial. As informações obtidas na pesquisa compõemum quadro interpretativo capaz de subsidiar reflexões sobre as dificuldades na utilização das tecnologias digitais para utilização das SDs,revelando que a modalidade de Ensino Remoto, pode ser desafiadora e enriquecedora a prática pedagógica de maneira a fortalecer a educação e manter os alunos em processo de alfabetização, desde que as desigualdades sociais sejam vencidas.


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