ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO EM PERÍODOS DE ISOLAMENTO
Descrição: O artigo tem por objetivo investigar os processos de Ensino Remoto na alfabetização para aprendizagem da língua, afim de propor um processo que possa ser aplicado em situações de isolamento pelas escolas.Para isso, o estudo baseou-se em pesquisa bibliografica nas teorias da alfabetização,em abordagens sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), a utilização de metodologias inovadoras para a aprendizagem desse público e a tecnologia como ferramenta para ERE. Diante disso, foram realizadas discussões sobre a situação vivida com professores de rede privada e pública do 1º ano do Ensino Fundamental via Zoom e aplicado um questionário, por meio do Google forms. Em seguida foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) para auxiliar o processo de alfabetização remota que foi aplicada numa escola da Rede Municipal de Educação de Niterói.Os resultados indicaram a SD como material viável para auxiliar o processo de alfabetização,, mas a dificuldade no uso das tecnologias e conexões imperfeitas apareceram com importante empecilho para o Ensino Remoto Emergencial. A utilização das novas tecnologias pode favorecer novas experiências para o ERE na Educação Básica, sendo necessário o olhar cuidadoso dos governantes para favorecer a inclusão digital, diminuindo a desigualdade observada aos acessos a educação da atualidade pandêmica.
Título da dissertação: Ensino Remoto Emergencial: Uma Possibilidade de Alfabetização em Períodos de Isolamento.
Aluno(a): Mariluci Petrone Lima
Orientadores: Prof. Paulo Victor R. De Carvalho; Prof. Alessandro Jatobá
