Ensino híbrido na educação básica: um estudo de caso em aulas de Espanhol com estratégias gamificada
Aluna: Tamar Alves Policarpo Cardoso
Orientadores: Prof. Victor Gonçalves Gloria Freitas e Prof. Luciane Medeiros de Souza Conrado
Descrição: Tendo em conta o novo quadro social: a globalização, a autonomia educacional e o avanço da gestão educacional, percebe-se no mundo um sentimento grande de inquietação no que se refere ao atual processo de transformações tecnológicas pelas quais passamos diariamente e tendo sido acentuada na pandemia COVID-2019. Se entende, ainda, que os maiores problemas presentes no cotidiano escolar proveem da falta de engajamento dos educandos em atividades elaboradas pelo docente e, logo, a dificuldade no desenvolvimento de competências e habilidades que tragam compreensão dos conteúdos estipulados pelos currículos de ensino. Objetivou-se, assim, propor e avaliar uma sequência didática baseada no ensino híbrido, em aulas interculturais de Espanhol, por meio da gamificação com auxílio das ferramentas Google Forms, Whatsapp, Canva, Kahoot, TikTok e Padlet, a fim de favorecer a aprendizagem em língua espanhola dos alunos com o uso dessas plataformas, podendo assim potencializar sua aprendizagem. Faz-se, portanto, necessário estabelecer um debate sobre a análise das novas práticas alternativas baseadas nas especificidades relacionadas às áreas curriculares que não impeçam as novas culturas organizacionais e a rápida implementação de novas tecnologias da informação. Sendo assim, entende-se que para as metodologias de ensino expandir-se, devem unir-se a equipamentos que dissolvam da sala de aula conteudista alternativas para a facilitação do saber pedagógico e didático científico e incrementado pelas trocas e contribuições dos discentes. E, finalmente, em disciplinas como Espanhol para brasileiros, apresentada com uma roupagem híbrida e gamificada, poderá potencializar o seu ensino, possibilitando o protagonismo do aluno e visando à personalização do ensino online com o ensino presencial e o engajamento e interesse dos estudantes. Para o estudo, foi utilizada a metodologia qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de avaliação diagnóstica que permita a elaboração de uma sequência didática (SD) que proporcione o aprendizado de forma significativa. Contando, ainda, com a disponibilização da proposta didática para avaliação dos docentes d espanhol da rede pública e privada, que obteve como resposta, a participação de dezoito docentes. Ao final, concluiu-se que as atividades executadas coletivamente com os alunos favoreceram seu engajamento e por consequência uma aprendizagem significativa em espanhol por meio de plataformas digitais e que mais discussões acerca dessa temática são necessárias dentro desse campo de estudo.
