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ENSINO HÍBRIDO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO COM GOOGLE CLASSROOM E WHATSAPP


Aluno: Denise Gomes Santanna

Orientadores: Prof. Alessandro Jatobá e Profª Verônica Eloi de Almeida

Descrição: O presente estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa, tinha como objetivo a implementação de um curso de formação continuada de forma híbrida como forma alternativa e complementar na formação dos professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) e seus orientadores pedagógicos do município de Mendes-RJ visando realçar a temática da relação educação e tecnologia, sob uma vertente específica: a utilização de tecnologias digitais colaborativas na formação continuada de professores, para o aprimoramento acadêmico e a busca pela melhoria da qualidade profissional tendo como resultado/consequência a qualidade do ensino da matemática. A proposta foi ancorada em um ambiente colaborativo (plataformas GOOGLE CLASSROOM® e WHATSAPP®), abordamos assuntos de cunho pedagógico buscando influenciar de forma direta na prática pedagógica de nossos professores. Os dados obtidos mostraram que a proposta foi acolhida pelos participantes e constataram a viabilidade de realizar uma formação continuada híbrida, ou seja, mesclando encontros presenciais com as novas tecnologias da comunicação, evitando o distanciamento do grupo. Para a realização da pesquisa, recorremos, dentre outros pesquisadores, a Dillenbourg (1996, 1999) e a Torres e Irala (2014) para conceituarmos e compreender a proposta de aprendizagem colaborativa e o papel de cada membro do grupo; a Imbernón (2010, 2011), García (1999) para compreendermos a formação continuada como toda intervenção que acarreta mudanças no comportamento e a Bacich e Moran (2015) para entender o conceito de ensino híbrido partindo do pressuposto de que não há uma única forma de aprender e, por conseqüência, não há uma única forma de ensinar.

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