Engajamento Infantil apoiado por tecnologias digitais: uma proposta de formação do professor
Aluna: Tharcila de Abreu Almeida
Orientadores: Profa. Dsc. Ana Paula Legey de Siqueira e Prof. Dsc. Antônio Carlos de Abreu Mól
Descrição: A presente pesquisa apresentou como problema a necessidade de formação do professor da Educação Infantil (EI) para o uso de novas metodologias que possibilitem despertar o interesse dos alunos do século XXI, levando-os ao engajamento de forma afetiva por meio das tecnologias digitais. Desse modo, teve por objetivo geral propor uma estratégia que utilizasse metodologias aliadas às tecnologias digitais a fim de auxiliar os professores a interagirem, engajarem e manterem vínculos afetivos com os alunos da EI. Para tal, foi realizada pesquisa inicial exploratória, na qual identificou-se a necessidade de formação do professor e a partir desta foi elaborada a proposta de um minicurso de formação do professor que contou com a participação de professoras da EI da Rede Municipal de Niterói/RJ. Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, utilizando como procedimento técnico a observação participante. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários e rodas de conversas, a partir dos quais por meio da técnica de análise de conteúdo gerou-se resultados e discussão deste estudo. Os resultados obtidos indicaram a importância do desenvolvimento do pensamento científico na EI e o quanto esta etapa da Educação Básica carece de formação para o professor que ainda apresenta dificuldades em se apropriar e utilizar as tecnologias digitais de forma contextualizada em sua prática docente. Concluiu-se que o minicurso foi importante para o enriquecimento da prática pedagógica das professoras participantes, possibilitando a apropriação de conhecimentos acerca das tecnologias digitais e da Metodologia de Sequência Didática Interativa (SDI), embasada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que podem contribuir de forma significativa para a aprendizagem e engajamento de forma afetiva das crianças na EI.