EM BUSCA DE PONTES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA CLASSE ESPECIAL
Aluno(a): Fernanda Conde Collares Xavier
Orientadores: Verônica Eloi de Almeida e Rosa Lidice de Moraes Valim
Data de defesa: 11/12/2023
Descrição:
Essa dissertação tem como tema Educação Inclusiva para alunos do ensino fundamental, que caracteriza-se como um processo progressivo de inserção, acolhimento e adequação do ensino para a diversidade a partir da atenção às necessidades educacionais especiais diferenciadas de cada aluno e de seus tempos de aprender. Essa pesquisa questiona se crianças do Ensino Fundamental I compreendem o que é inclusão de pessoas com deficiência – no âmbito social e escolar – e qual a sua importância para a construção de uma sociedade melhor a cada dia. Acredita-se que há um preconceito estrutural contra pessoas com deficiência em nossa sociedade e que as crianças, por estarem imersas dentro de uma sociedade capacitista, acabarão crescendo e replicando este olhar. Portanto, urge que as escolas se mobilizem para realizar trabalhos de conscientização e reflexão junto a seus alunos. Essa dissertação tem como objetivo geral realizar observações assistemáticas para identificar pontos nevrálgicos que evidenciem problemas de inclusão junto a alunos do ensino fundamental I, com vias à modelagem de uma sequência didática que contemple oficinas mistas e que seja destinada à disseminação de um olhar mais inclusivo e à conscientização sobre Capacitismo estrutural em escola pública. A metodologia estruturante dessa dissertação tanto da preliminar de pesquisa quanto do campo, foi a Observação Assistemática. A análise dos dados embasou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, que se constitui na pré-análise; exploração do material, categorização e codificação e no tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Falta de identificação dos alunos regulares com os alunos da classe especial e importância do papel da escola na sensibilização e conscientização sobre a inclusão escolar e social para mudar este quadro são alguns dos resultados desta pesquisa. Após as análise, a partir dos referenciais do marco teórico, elaborou-se um e-book como produto final, compartilhando uma Sequência Didática Mista mediada pela arte, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e tecnologias digitais.