EDUCAR ATRAVÉS DO ESPORTE É TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O HANDEBOL EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA METROPOLITANA REGIONAL I DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Aluno(a): Joel Teixeira Dutra
Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Marcos Antonio Silva
Data de defesa: 03/08/2023
Descrição:
O Handebol é uma modalidade esportiva coletiva que se destaca no cotidiano das crianças, adolescentes e jovens. A sua inclusão no ambiente escolar contribui e incentiva o desenvolvimento social e, portanto, afeta diretamente o futuro dos estudantes. Objetivou-se neste estudo propor o desenvolvimento do projeto de handebol “Educar através do esporte é transformação social”, nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro – Metropolitana Regional I, para a melhoria do rendimento escolar, formação cidadã e formação para o esporte dos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Constituíram a amostragem 29 ex-alunos, com idade entre 17 e 50 anos. A amostra também foi constituída por 22 professores de Educação Física e 18 gestores das escolas públicas do estado. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, onde foram investigados os sentimentos e a percepção diferencial desses estudantes, professores e gestores. Os dados foram analisados e apresentados na forma de gráficos e tabelas. Resultados: Tendo como referência quanto ao uso do esporte na escola – gestores (n=16, 89%) e professores (n=22, 100%) responderam: Deve ser garantida no turno dos estudantes, Precisa ser mais inclusiva; Caso não haja projetos esportivos na sua escola, quais razões – gestores (n=11, 60%) e professores (n=13, 60%) responderam: Falta ou insuficiência de financiamento; Sobre o que pensa sobre a possibilidade de implantar um projeto de Handebol na sua escola? Quais as vantagens, desvantagens, benefícios, riscos e desafios poderiam ser estimados, a grande maioria informa que seria interessante, porém com algumas ponderações referente a estrutura física; Quais as mudanças que podem ter ocorrido na sua vida a partir do Handebol – nas formas de pensar, agir, se relacionar consigo e com o outro? Grande parte dos alunos retratam que o esporte impactou positivamente em suas construções identitárias. Conclusão: Pode-se concluir que a maioria dos alunos afirmaram que o Handebol gerou oportunidade de participação em competições em diferentes níveis, indicando uma experiência proveitosa. Para os professores e gestores, tendo uma fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, é necessário transformar a visão da Educação Física, englobando diversas modalidades, incluindo o Handebol, com fundamentação, integrando a participação dos alunos.