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Educação fazendo saúde: o Programa Saúde na Escola e a Cultura Maker em ações educativas de Promoção da Saúde no município do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Eduardo Castro de Oliveira

Orientadores:  Prof. Dr. Alessandro Jatobá e Profa. Dra. Bianca Maria Rêgo Martins.

Descrição: A presente dissertação foi realizada com sucesso, atingindo assim o objetivo geral desta pesquisa, isto é, a realização de estudos atrelados a pesquisa-ação e diagnóstico das ações realizadas nas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), destacando seus efeitos na disseminação da cultura de promoção da saúde. Além disso, concomitantemente, foram espraiados o que se tinha como objetivos específicos, ou seja, reunir evidência empírica recente, nacional e internacional, sobre a realização de ações de promoção da saúde em ambiente escolar, destacando experiências bem-sucedidas, identificando aspectos positivos e negativos, fatores críticos de sucesso e oportunidades de intervenção; descrever e analisar a visão dos profissionais envolvidos na gestão do Programa Saúde na Escola (PSE), abrangendo não só as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), mas também da Coordenadoria de Integração e Gestão (CIG), sobre as ações e aspectos essenciais do programa, bem como a opinião sobre os casos de sucesso os desafios enfrentados; realizar modelagem do funcionamento e diagnóstico da atuação do Programa Saúde na Escola (PSE) no Município do Rio de Janeiro, avaliando a utilização de tecnologias digitais; fornecer recomendações e elaborar projeto de intervenção por meio da Cultura Maker, para aprimoramento das ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A metodologia utilizada foi amparada cientificamente em três etapas distintas, porém complementares: procedimentos de coleta (pesquisa bibliográfica integrativa e entrevistas semiestruturadas), pesquisa de campo e procedimentos de análise (análise dos dados coletados). A relevância deste trabalho, se fomenta pela realização de uma pesquisa acerca da significância prática de promover maior entendimento da atuação do Programa Saúde na Escola (PSE), permitindo a formulação de estratégias de intervenção, técnicas ou políticas, construção de tecnologias e processos de apoio, e consequentemente aprimoramento das condições de saúde e qualidade de vida das comunidades assistidas. Por meio deste compilado, espera-se que esse trabalho científico, possa servir de catalizador para inúmeras reflexões acerca da abrangência dos materiais coletados, proporcionando assim, uma abertura para estimulação de novos estudos relacionados não só a Cultura Maker vinculada a Promoção da Saúde (PS), mas também as nuances de cada um destes mecanismos distintamente.


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