Educação de Jovens e Adultos Entre Língua Portuguesa e Hipertexto, Reflexão e Olhares

Aluno: Carlos Thiago Cruz da Silva

Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Alessandro Jatobá

Descrição: O fenômeno da globalização e consequente avanço das tecnologias digitais, demandam novas perspectivas de ensino e aprendizagem. Os professores de Língua Portuguesa devem fortalecer e aprimorar suas práticas, precisamos inserir na Educação de Jovens e Adultos um outro olhar para leitura e escrita de textos. Com objetivo principal lançado, desprendemos de uma sequência didática com base no modelo de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004) em união aos textos tradicionais e digitais, num panorama do multiletramento, segundo Rojo (2009). Outrora, reunimos seis professores, o pesquisador e dez alunos vinculados a um colégio público do munícipio de São Gonçalo. Para efetivação do trabalho optou-se por uma pesquisa-ação, no caráter de Thiollent (1986), de víeis prático e exploratório, segundo Oliveira (2011). Ao passo, realizamos uma técnica denominada grupo focal (BAUER; GASKEL, 2002), formamos dois grupos, um de professores e outro composto por alunos, com o propósito de subsidiar o problema da pesquisa, depois aplicamos em três dias, atividades relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, por conseguinte desenvolvemos e aplicamos aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos uma Sequência Didática, com o propósito de alcançar os objetivos indicados. Em seguida, os professores e os alunos foram ouvidos, responderam perguntas, lançaram opiniões e sugestões sobre o trabalhado desenvolvido. Após análise, concluímos que havia uma carência na utilização de ferramentas digitas para desenvolvimento da leitura e escrita, em consequência da aplicação das atividades da pesquisa, verificamos que os alunos e os professores demonstram interesse e motivação na realização das mesmas.