Educação de jovens e Adultos e Língua Portuguesa: Um Estudo Da Inovação Possível a Partir da Percepção de Professores de Outras Línguas

Descrição: O presente artigo apresenta uma caracterização do contexto educacional brasileiro, que se encontra numa nova era – Digital -, marcada por um conjunto de relações tecnológicas e digitais. Nesse caminho, há estudos e análises que fazem uma profunda reflexão sobre as implicações decorrentes do uso das tecnologias na vida dos alunos e professores. Neste viés aponta-se que a Educação de Jovens e Adultos e o ensino de Língua Portuguesa estão inseridos nas pautas que clamam por nov as exigências tecnológicas que norteiem um ensino mais atraente e significativo. Entretanto, cabe destacar que ainda vivenciamos uma educação brasileira marcada por um ensino tradicional que precisa atualizar-se. Por essa razão, o presente artigo lança mão de uma pesquisa preliminar com objetivo de investigar o ponto de vista de alunos e professores de outras áreas sobre o ensino da disciplina Língua Portuguesa e a partir dessa pesquisa, sugerir caminhos para uma construção prática mais dialógica, com tecnologias digitais e voltada para uma aprendizagem contextualizada, crítica e reflexiva.

Título da dissertação: Educação de Jovens e Adultos Entre Língua Portuguesa e Hipertexto, Reflexão e Olhares

Aluno: Carlos Thiago Cruz da Silva
Orientadores: Leonardo Trotta