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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR PARA ÁREA DE VESTUÁRIO


Aluno(a): Marilene Machado De Andrade Rocha

Orientadores: Anderson Fernandes Pereira Dos Santos e Victor Freitas

Data de defesa: 02/08/2023

Descrição: 

Pretende-se com este projeto pesquisar e analisar os recursos disponíveis sobre novas tecnologias digitais que possam ser aplicadas à educação superior no espaço formal de aprendizagem, no formato online. Trata-se de cursos de moda, especificamente unidades curriculares que abordam desenvolvimentos de produtos
de vestuários. Nesses cursos, há uma forte cultura de ministração de aulas presenciais, para a maior parte das disciplinas. Porém, com o advento da pandemia de COVID-19, em 2020, prosseguir com as aulas à distância foi a solução encontrada pela maioria das instituições de ensino. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) formalizou um parecer regulamentando as aulas à distância com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Contudo, em se tratando da educação profissional, o uso dessas novas tecnologias ainda se dá de forma restrita, no âmbito do ensino brasileiro, principalmente quando se trata de estudos culturalmente praticados em laboratório ou necessitam de experimentos, como no caso da matéria de Modelagem Plana, do setor de vestuário. Assim sendo, esta pesquisa tem como norte o entendimento de como a disciplina de modelagem de vestuário, considerada aula de cunho prático e desenvolvida em laboratório, pode ser adaptada para o ensino à distância. Para tanto, pretende-se apresentar e analisar teorias que fundamentem essa hipótese, tanto por meio de pesquisa bibliográfica, quanto de entrevista estruturada com 19 professores e 36 alunos acerca de suas experiências pessoais nesse no contexto das aulas online. Com base nos resultados pôde-se concluir que as aulas foram ministradas de forma online, através de ajustes e adaptações de uma sequência didática para as aulas virtuais.

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