EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UERJ/CEDERJ UTILIZANDO A SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Aluno(a): Maria Lucia Xavier Cavalcante
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Anderson Fernandes Pereira Dos Santos
Data de defesa: 17/10/2023
Descrição:
Percebe-se, no Ensino, a necessidade de novas propostas metodológicas verificando que nossos alunos não são os mesmos para os quais nosso sistema educacional foi criado. Atualmente, a tecnologia faz parte do cotidiano social e, fica improvável imaginar a vida sem dispositivos tecnológicos. A partir desta perspectiva, esta investigação considerou, trabalhar com uma metodologia inovadora que contribuisse para minimizar o evasão ao final da disciplina de 4a Seminário de Práticas Educativas. Trata-se portanto de uma pesquisa de cunho exploratório de abordagem qualitativa, que objetivou conhecer a ação, no campo da Educação, na disciplina 4o Seminário de Práticas Educativas, tendo em vista os processos de uma Sequência Didática (SD) que auxilie o educando do curso de Pedagoria a distânciat em toda sua trajetória, desde o encontro presencial, a interação na plataforma Moodle até a escrita do relatório final. Para isto, desenvolveu-se uma Sequência Didática explorando a proposta por meio de grupos de educandos, de forma presencial, analisada através de formulários com questionário para validação da metodologia desenvolvida. Com base nas impressões dos participantes, pode-se concluir que a metodologia elaborada mostrou-se inovadora e adaptável a qualquer contexto pedagógico, inclinando-se aos interesses dos educandos e ampliando sua motivação para aprendizagens significativas e a participação ativa em seu processo de aprendizado.