E-book O uso de simuladores da ferramenta Phet como recurso de aprendizagem significativa no ensino de eletrodinâmica nas séries finais do Ensino Fundamental
Descrição: Este e-book tem por objetivos demonstrar o uso de simuladores e expor as dificuldades encontradas no dia a dia dos professores para contextualizar o conteúdo de eletrodinâmica, que faz parte do ensino de ciências Físicas nos anos finais do Ensino Fundamental, afim de contribuir com a aprendizagem significativa do conteúdo mais recorrente nos últimos do exame nacional de ensino médio, através do uso de novas tecnologias. Apontando que apenas a utilização das TICs durante as aulas pode não representar uma nova pedagogia, se estas forem apenas utilizadas como suporte tecnológico aportando a aula. Trazendo a luz a necessidade de uma formação continuada por parte do docente, visando aperfeiçoar a utilização das novas tecnologias como ferramentas mediadoras no processo pedagógico. A finalidade é auxiliar o professor no planejamento de aulas relacionadas a eletrodinâmica para o ensino fundamental, elaborando uma sequência didática, onde são utilizadas algumas simulações encontradas através da busca do site PhET. Essas simulações são utilizadas como ferramenta auxiliadora do processo ensino/aprendizagem. As sequências didáticas foram planejadas se baseando nas simulações relacionadas aos conceitos e princípios da eletrodinâmica, conseguindo uma contextualização rápida do conteúdo a ser estudado, graças a facilidade de manuseio e execução dos simuladores, por parte do professor e dos alunos durante as aulas online.
Título da dissertação: O uso de simuladores da ferramenta Phet como recurso de aprendizagem significativa no ensino de eletrodinâmica nas séries finais do Ensino Fundamental
Aluno: Raphael Queiroz Valença
Orientadores: Prof. MSc. Marcos Antônio Silva, Prof. Dr. Sc. Antônio Carlos Abreu Mól.