Menu fechado

Dissertações


Processos de (Re)Construção de Significados em Aulas de Campo Ubíquas para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica
Processos de (Re)Construção de Significados em Aulas de Campo Ubíquas para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica Aluno(a): Monalisa Lais Oliveira da Silva Orientadores: Ana Paula Legey e…
Saiba Mais
Momentos de Interlocução na Educação Infantil: Trabalhando a Linguagem Escrita e o/no Contexto Socioambiental dos Alunos
Momentos de Interlocução na Educação Infantil: Trabalhando a Linguagem Escrita e o/no Contexto Socioambiental dos Alunos Aluno(a): Melissa Tais Oliveira da Silva Orientadores: Bianca Martins…
Saiba Mais
Sequência Didática Aliada a Recursos Digitais: Uma Proposta com o Gênero Verbete de Curiosidade Científica na Alfabetização
Sequência Didática Aliada a Recursos Digitais: Uma Proposta com o Gênero Verbete de Curiosidade Científica na Alfabetização Aluno(a): Tatiana Nóbrega Onofre Orientadores: Antônio Carlos Mól…
Saiba Mais
Redes Sociais na EAD: Uma Análise da Colaboração e Integração Social em Espaços Virtuais de Aprendizagem
Redes Sociais na EAD: Uma Análise da Colaboração e Integração Social em Espaços Virtuais de Aprendizagem Aluno(a): Josilene Marrone Coelho de Barros Orientadores: Alessandro Jatobá…
Saiba Mais
Promoção do Interesse pela Ciência por meio do Uso da Realidade Virtual na Demonstração de um Experimento Científico
Promoção do Interesse pela Ciência por meio do Uso da Realidade Virtual na Demonstração de um Experimento Científico Aluno(a): Jorge Eduardo Mansur Serzedello Orientadores: Ana…
Saiba Mais
O Ensino de Geometria Espacial a Partir de uma Sequência Didática Utilizando um Aplicativo Digital
O Ensino de Geometria Espacial a Partir de uma Sequência Didática Utilizando um Aplicativo Digital Aluno(a): Thiago Carvalho Pires Orientadores: Antônio Carlos Mól e Ana Paula…
Saiba Mais
Uma Proposta de Estimulação da Consciência Fonológica nos Anos Iniciais da Alfabetização por Meio de um Jogo Digital: ABC da Fazenda
Uma Proposta de Estimulação da Consciência Fonológica nos Anos Iniciais da Alfabetização por Meio de um Jogo Digital: ABC da Fazenda Aluno(a): Verônica Land Orientadores:…
Saiba Mais
Ensino do Bioma Mata Atlântica por Meio de Tecnologias Digitais
Ensino do Bioma Mata Atlântica por Meio de Tecnologias Digitais Aluno(a): Adriana Marques Furtado Orientadores: Ana Paula Legey e Antônio Carlos Mól Data de defesa:…
Saiba Mais
Percepções de Professores de Matemática do Segundo Segmento do Ensino Fundamental Quanto ao Uso das Tecnologias Digitais na sua Práxis Escolar
Percepções de Professores de Matemática do Segundo Segmento do Ensino Fundamental Quanto ao Uso das Tecnologias Digitais na sua Práxis Escolar Aluno(a): Luciano de Oliveira…
Saiba Mais
Desenvolvimento das Habilidades de Alunos por Meio da Robótica em Atividades Extracurriculares: Um Estudo de Caso em uma Escola Particular no Rio de Janeiro (RJ)
Desenvolvimento das Habilidades de Alunos por Meio da Robótica em Atividades Extracurriculares: Um Estudo de Caso em uma Escola Particular no Rio de Janeiro (RJ)…
Saiba Mais
Aplicativos Móveis em Sala de Aula: Uso e Possibilidades para o Ensino da Matemática na EJA
Aplicativos Móveis em Sala de Aula: Uso e Possibilidades para o Ensino da Matemática na EJA Aluno(a): Werbert Augusto Coutinho Orientadores: Verônica Elói e Alessandro…
Saiba Mais
Estados Afetivos Apoiados pela Tecnologia em uma Escola Residência
Estados Afetivos Apoiados pela Tecnologia em uma Escola Residência Aluno(a): Érica de Lara Ivanowicz Duba Orientadores: Alessandro Jatobá e Verônica Elói Data de defesa: 19/12/2018 Descrição: Esse…
Saiba Mais
Produção Textual e Tecnologias Digitais: Possibilidades de Parceria no Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Produção Textual e Tecnologias Digitais: Possibilidades de Parceria no Contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Aluno(a): Gilsely de Carvalho Gavinho do Nascimento Orientadores: Bianca Martins e…
Saiba Mais
Uma Proposta Metodológica Aplicada ao Letramento por meio da Ferramenta Digital Stop Motion
Uma Proposta Metodológica Aplicada ao Letramento por meio da Ferramenta Digital Stop Motion Aluno(a): Ana Clara Lima Rodrigues Orientadores: André Cotelli e Verônica Elói Data…
Saiba Mais
Escrita e Tecnologia: O Uso da Tecnologia para Auxiliar no Desenvolvimento da Escrita de Alunos com Deficiência Visual
Escrita e Tecnologia: O Uso da Tecnologia para Auxiliar no Desenvolvimento da Escrita de Alunos com Deficiência Visual Aluno(a): Mariana Lopes da Silva Orientadores: Alessandro Jatobá…
Saiba Mais
As Tecnologias Educacionais na Formação de Professores: Uma Mudança de Paradigma
As Tecnologias Educacionais na Formação de Professores: Uma Mudança de Paradigma Aluno(a): Sabrina Guedes de Oliveira Orientadores: Verônica Elói e Leonardo Trotta Data de defesa:…
Saiba Mais
Transdisciplinaridade – Colaboração, Projetos Integradores e Planejamento Participativo Mediados por Aplicação Digital
Transdisciplinaridade – Colaboração, Projetos Integradores e Planejamento Participativo Mediados por Aplicação Digital Aluno(a): Alex Sandro de Souza de Oliveira Orientadores: Bianca Martins e Alessandro Jatobá…
Saiba Mais
O Uso de Colaboração, Tecnologia e Afetividade no Contexto de um Curso de Graduação em Direito
O Uso de Colaboração, Tecnologia e Afetividade no Contexto de um Curso de Graduação em Direito Aluno(a): Karla Michelle de Meneses Caeiro Braga Orientadores: Bianca…
Saiba Mais
Aprendizagem Significativa na Alfabetização: A Realidade do Educando Inserida no Contexto Educacional Mediada pela Técnica Vídeo Mapping
Aprendizagem Significativa na Alfabetização: A Realidade do Educando Inserida no Contexto Educacional Mediada pela Técnica Vídeo Mapping Aluno(a): Paloma Mendes Flores Brandão Orientadores: Victor Gonçalves…
Saiba Mais
Recursos Digitais Como Ferramenta Colaborativa na Construção do Projeto Político Pedagógico: Análise da Gestão Democrática no Município de Mendes/RJ
Recursos Digitais Como Ferramenta Colaborativa na Construção do Projeto Político Pedagógico: Análise da Gestão Democrática no Município de Mendes/RJ Aluno(a): Débora Alves Morra Loures Orientadores:…
Saiba Mais
Proposta Metodológica para Promoção da Conscientização Sobre Diabetes em Escolas por Meio de Tecnologias Digitais
Proposta Metodológica para Promoção da Conscientização Sobre Diabetes em Escolas por Meio de Tecnologias Digitais Aluno(a): Bianca Joaquim Albuquerque de Melo Orientadores: Ana Paula Legey…
Saiba Mais
Formação Continuada Colaborativa de Docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais com o Uso do Recurso Google Sala de Aula: Unidades Temáticas da Geografia da BNCC
Formação Continuada Colaborativa de Docentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais com o Uso do Recurso Google Sala de Aula: Unidades Temáticas da Geografia da BNCC…
Saiba Mais
Estratégias que Contribuem para a Motivação na Construção da Leitura e Escrita no Primeiro Ano do Ensino Fundamental
Estratégias que Contribuem para a Motivação na Construção da Leitura e Escrita no Primeiro Ano do Ensino Fundamental Aluno(a): Ana Márcia da Silva Vieira Orientadores:…
Saiba Mais
Colaboração e Tecnologia na Prática Docente para Superar os Desafios do Cotidiano Escolar: Um Estudo de Caso em uma Escola do Amanhã (RJ)
Colaboração e Tecnologia na Prática Docente para Superar os Desafios do Cotidiano Escolar: Um Estudo de Caso em uma Escola do Amanhã (RJ) Aluno(a): Bruno…
Saiba Mais
Sala de Aula Invertida: Combinando Metodologias Ativas e Realidade Aumentada na Educação Profissional
Sala de Aula Invertida: Combinando Metodologias Ativas e Realidade Aumentada na Educação Profissional Aluno(a): Marcelo Queres de Oliveira Orientadores: Victor Gonçalves e Bianca Martins Data…
Saiba Mais
Motivação e Interdisciplinaridade Entre Docentes no Ensino Fundamental: Estudo Sobre Motivação a Partir da Interação Entre Docentes, em Contexto de Ubiquidade, Sob Uma Ótica da Geografia
Motivação e Interdisciplinaridade Entre Docentes no Ensino Fundamental: Estudo Sobre Motivação a Partir da Interação Entre Docentes, em Contexto de Ubiquidade, Sob Uma Ótica da…
Saiba Mais
A Aquisição da Leitura e da Escrita: Um Estudo de Caso em Escola Pública de Duque de Caxias Sobre as Tecnologias Digitais e as Habilidades de Ler e Escrever
A Aquisição da Leitura e da Escrita: Um Estudo de Caso em Escola Pública de Duque de Caxias Sobre as Tecnologias Digitais e as Habilidades…
Saiba Mais
Uma Nova Proposta Metodológica para Incorporar ao Projeto Defesa Civil nas Escolas: Programa de Redução de Risco de Desastres Ambientais
Uma Nova Proposta Metodológica para Incorporar ao Projeto Defesa Civil nas Escolas: Programa de Redução de Risco de Desastres Ambientais Aluno(a): Diego Rocha Braga de…
Saiba Mais
Uso da Inteligência Artificial para a Avaliação do Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Educação Infantil
Uso da Inteligência Artificial para a Avaliação do Processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita na Educação Infantil Aluno(a): Nataly Cordeiro de Abreu Cabral…
Saiba Mais
O Uso do aplicativo Instagram e da câmera do celular como ferramentas de aprendizagem na atividade de projeto fotografando meu bairro
O Uso do aplicativo Instagram e da Câmera do Celular como Ferramentas de Aprendizagem na Atividade de Projeto Fotografando Meu Bairro Aluno(a): Adriano Barbosa Lima…
Saiba Mais
Reforço Escolar em Sociedades Civis em prol da Alfabetização: Interface entre Sequência Didática e Tecnologias Digitais
Reforço Escolar em Sociedades Civis em prol da Alfabetização: Interface entre Sequência Didática e Tecnologias Digitais Aluno(a): Sheila da Silva Ferreira Arantes Orientadores: Antônio Carlos…
Saiba Mais
A Evasão no Projeto Jovem Aprendiz: Um Estudo de Caso em Novas Tecnologias Digitais Solucionando Fatores de Evasão
A Evasão no Projeto Jovem Aprendiz: Um Estudo de Caso em Novas Tecnologias Digitais Solucionando Fatores de Evasão Aluno(a): Aline Maria da Conceição Vieira de…
Saiba Mais
Contingências da Realidade Virtual: Um Protótipo Digital Para o Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola Para o Ensino Médio
Contingências da Realidade Virtual: Um Protótipo Digital Para o Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola Para o Ensino Médio Aluno(a): Paula Jucá de Sousa Santos…
Saiba Mais
Metodologias de Ensino Com Recursos Tecnológicos Digitais: Como Promover Sua Utilização Por Professores Por Meio de Uma Plataforma Digital Educacional
Metodologias de Ensino Com Recursos Tecnológicos Digitais: Como Promover Sua Utilização Por Professores Por Meio de Uma Plataforma Digital Educacional Aluno(a): Hilton Israel Orientadores: Antônio…
Saiba Mais
Mídias Sociais Como Ferramenta Para Uma Prática Colaborativa no Ensino de Matemática
Mídias Sociais Como Ferramenta Para Uma Prática Colaborativa no Ensino de Matemática Aluno(a): Heloisa Elaine da Silva Carvalho Lopes Orientadores: Alessandro Jatobá e Bianca Martins…
Saiba Mais
Aplicabilidade da Programação baseada em Fluxo na abordagem de tópicos sofisticados em computação com alunos do Ensino Médio por uma perspectiva semiótico-construcionista
Aplicabilidade da Programação baseada em Fluxo na abordagem de tópicos sofisticados em computação com alunos do Ensino Médio por uma perspectiva semiótico-construcionista Aluno(a): César Augusto…
Saiba Mais
Aprendendo a Aprender: O uso de recursos computacionais de forma ativa na sala de aula
Aprendendo a Aprender: O uso de recursos computacionais de forma ativa na sala de aula Aluno(a): Fabiano Machado de Araújo Orientadores: Bianca Maria Rego Martins…
Saiba Mais
Aprendizagem colaborativa e autismo: construindo alternativas para a interação e a comunicação por meio de tecnologias educacionais digitais
Aprendizagem colaborativa e autismo: construindo alternativas para a interação e a comunicação por meio de tecnologias educacionais digitais Aluno: Cláudio Joaquim dos Santos Braga Orientadores:…
Saiba Mais
Formação Continuada: Uma Experiência Sobre os Desafios da Cultura Digital no Contexto de Oficinas de Prática Docente
Formação Continuada: Uma Experiência Sobre os Desafios da Cultura Digital no Contexto de Oficinas de Prática Docente Aluno: Claudinéa de Araújo Batista Orientadores: Bianca Maria…
Saiba Mais
Uma Metodologia de Criação de um Protótipo d e Tecnologia Digital Rede Social ARETÊ RESSOARE para troca de experiencias de relações colaborativas, solidárias, sustentáveis e de excelência humanitária
Uma Metodologia de Criação de um Protótipo d e Tecnologia Digital Rede Social ARETÊ RESSOARE para troca de experiencias de relações colaborativas, solidárias, sustentáveis e…
Saiba Mais
MEDIAR – Um método dialógico de aprendizado relacional em matemática social do ensino médio usando ferramentas tecnológicas
MEDIAR – Um método dialógico de aprendizado relacional em matemática social do ensino médio usando ferramentas tecnológicas Aluno: Stephen Bigler Orientadores: Regina Celia Pereira de…
Saiba Mais
Avaliação Colaborativa no Ensino Superior em Educação à Distância: Diagnóstico e Soluções Baseadas em Biometria Facial
Avaliação Colaborativa no Ensino Superior em Educação à Distância: Diagnóstico e Soluções Baseadas em Biometria Facial Aluno: Maria Cláudia Santos Da Cruz Orientadores: Alessandro Jatobá…
Saiba Mais
Pequenos Conteúdos por Mensagens Instantâneas como Recurso de Aprendizagem
Pequenos Conteúdos por Mensagens Instantâneas como Recurso de Aprendizagem Aluno: Geraldo Luiz Jantzen Simões Lopes Orientadores: Bianca Maria Rêgo Martins e Ana Paula Legey de…
Saiba Mais
Avaliação Formativa Gamificada Baseada em Novas Tecnologias Digitais no Nível Superior de Ensino
Avaliação Formativa Gamificada Baseada em Novas Tecnologias Digitais no Nível Superior de Ensino Aluno: Thalita Martins da Rocha Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Leonardo…
Saiba Mais
Educação de Jovens e Adultos : Um Método EJA para o Encantamento no Processo de Ensino Aprendizagem com a Utilização de Novas Tecnologias Digitais
Educação de Jovens e Adultos : Um Método EJA para o Encantamento no Processo de Ensino Aprendizagem com a Utilização de Novas Tecnologias Digitais Aluno:…
Saiba Mais
LIBRASMED: Tecnologia Digital Assistiva na Promoção da Comunicação dos Alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos na Saúde
LIBRASMED: Tecnologia Digital Assistiva na Promoção da Comunicação dos Alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos na Saúde Aluno: Liria Cruz Veneno de Carvalho…
Saiba Mais
Ciências da Natureza e Jogos Digitais: Uma Proposta de Curso Virtual de Formação
Ciências da Natureza e Jogos Digitais: Uma Proposta de Curso Virtual de Formação Aluno: Odino Ferreira Neto Orientadores: Alessando Jatobá e Verônica Elói de Almeida…
Saiba Mais
Utilização Da Tecnologia de Realidade Virtual na Educação Profissional do Curso Técnico em Logística do Senac RJ
Utilização Da Tecnologia de Realidade Virtual na Educação Profissional do Curso Técnico em Logística do Senac RJ Aluno: André Moraes Claro Orientadores: Victor Gonçalves Gloria…
Saiba Mais
O Uso de Stop Motion como Prática Pedagógica na Alfabetização
O Uso de Stop Motion como Prática Pedagógica na Alfabetização Aluno: Alessandra Rente Melo Ferreira Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e Ana Paula Legey de…
Saiba Mais
Educação de Jovens e Adultos Entre Língua Portuguesa e Hipertexto, Reflexão e Olhares
Educação de Jovens e Adultos Entre Língua Portuguesa e Hipertexto, Reflexão e Olhares Aluno: Carlos Thiago Cruz da Silva Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Alessandro…
Saiba Mais
Produção Audiovisual na Disciplina Língua Inglesa no Ensino Fundamental Como Estratégia Motivadora no Processo de Ensino/Aprendizagem
Produção Audiovisual na Disciplina Língua Inglesa no Ensino Fundamental Como Estratégia Motivadora no Processo de Ensino/Aprendizagem Aluno: Daniele Costa Couto Orientadores: Marcos Antonio Silva e…
Saiba Mais
Estilos de Aprendizagem do Estudante Universitário na Educação a Distância: Uma Proposta de Ambiente Virtual Baseado em Novas Tecnologias Digitais
Estilos de Aprendizagem do Estudante Universitário na Educação a Distância: Uma Proposta de Ambiente Virtual Baseado em Novas Tecnologias Digitais Aluno: Enoque Teixeira Abreu Orientadores:…
Saiba Mais
O Uso de Avatares Como Estratégia de Engajamento e Sucesso dos Estudantes em Cursos de Graduação a Distância: Um Estudo de Caso
O Uso de Avatares Como Estratégia de Engajamento e Sucesso dos Estudantes em Cursos de Graduação a Distância: Um Estudo de Caso Aluno: Jeferson Pandolfo…
Saiba Mais
Sequência Didática Para Práticas Corporais na Educação Física Por Meio De Tecnologias Digitais Através da BNCC
Sequência Didática Para Práticas Corporais na Educação Física Por Meio De Tecnologias Digitais Através da BNCC Aluno: Marcus Vinícius da Silva Nunes Orientadores: Marcos Antonio…
Saiba Mais
Percepção dos Professores de Biologia do Ensino Básico Quanto ao Uso de Uma Sequência Didática Apoiada em Ambiente Virtual e Metodologias Ativas
Percepção dos Professores de Biologia do Ensino Básico Quanto ao Uso de Uma Sequência Didática Apoiada em Ambiente Virtual e Metodologias Ativas Aluno: Thomas Andrew…
Saiba Mais
Sequência Didática Com Jogos Digitais Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ciências
Sequência Didática Com Jogos Digitais Como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Ciências Aluno: Danielle de Almeida Moreira Candelária Martins Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e…
Saiba Mais
Proposta Triangular e as Novas Tecnologia no Ensino da Arte
Proposta Triangular e as Novas Tecnologia no Ensino da Arte Aluno: Elisangela Silva Da Cruz Raymundo Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Luciane Conrado Descrição:…
Saiba Mais
Aprendizagem Informal: Microaprendizagem em Empreendedorsimo Disseminada Por Mobile Learning
Aprendizagem Informal: Microaprendizagem em Empreendedorsimo Disseminada Por Mobile Learning Aluno: Fabiana Adão da Silva Orientadores: Marcos Antonio Silva e Victor Gonçalves Glória Freitas Descrição: Esta…
Saiba Mais
Uso de Inteligência Artificial no processo Identificação de indivíduos com Altas Habilidades / Superdotação
Uso de Inteligência Artificial no processo Identificação de indivíduos com Altas Habilidades / Superdotação Aluno: Jose Walter Farias Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Antônio…
Saiba Mais
Oficina de Produção de Videoaulas na Formação de Professores De Biologia: Linguagem Audiovisual e Uso Didático de Recursos Digitais
Oficina de Produção de Videoaulas na Formação de Professores De Biologia: Linguagem Audiovisual e Uso Didático de Recursos Digitais Aluno: Pedro de Almeida Cunha Orientadores:…
Saiba Mais
ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO APRENDIZADO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
ATIVIDADES PLUGADAS E DESPLUGADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO APRENDIZADO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL Aluno: Sabrina Cota da Silva Ticon Orientadores: Ana Paula Legey de Siqueira e…
Saiba Mais
O uso Serious Games no comportamento de segurança em situação de incêndio em uma Unidade Escolar.
O USO SERIOUS GAMES NO COMPORTAMENTO DE SEGURANÇA EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO EM UMA UNIDADE ESCOLAR. Aluno: Darcio Otaviano Ranauro Orientadores: Paulo Victor Rodrigues de…
Saiba Mais
KONTAÊ! HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS – JOGO DE MESA
KONTAÊ! Heroínas Negras Brasileiras – Jogo de Mesa Aluno: Alexander Ferreira Francisco Orientadores: Leonardo Monteiro Trotta e Bianca Maria Rêgo Martins Descrição: A sociedade brasileira…
Saiba Mais
O USO DOS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 9 ANOS COM DISCALCULIA
O uso dos Jogos Digitais como Ferramenta de Apoio no Ensino da Matemática para Crianças de 6 a 9 Anos com Discalculia Aluno: Allan Costa…
Saiba Mais
USO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO NO TREINAMENTO DE EQUIPES DE VAREJO
Uso de Jogos Digitais na Educação Corporativa: Uma Proposta de Aplicação e Avaliação no Treinamento de Equipes de Varejo. Aluno: Claudio Moreira e Silva Orientadores:…
Saiba Mais
CHURINGA: UMA PLATAFORMA PARA COMPARTILHAMENTO E GESTÃO DA INOVAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CHURINGA: UMA PLATAFORMA PARA COMPARTILHAMENTO E GESTÃO DA INOVAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Aluno: João Leopoldo Jacomel Neto Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e…
Saiba Mais
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PROGRESSÃO PARCIAL EM MATEMÁTICA
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM PROGRESSÃO PARCIAL EM MATEMÁTICA Aluno: João Roberto Sousa…
Saiba Mais
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ORIENTAÇÕES PARA UMA REVISÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E PEDAGOGIA
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): ORIENTAÇÕES PARA UMA REVISÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E…
Saiba Mais
PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO POR MEIO DE OFICINAS ALIADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
PROPOSTA PARA PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO POR MEIO DE OFICINAS ALIADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Aluno: Maria Stela Marques dos…
Saiba Mais
UTILIZAÇÃO DE PLACA DE PROTOTIPAÇÃO ELETRÔNICA PARA O ENSINO TECNOLÓGICO DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
UTILIZAÇÃO DE PLACA DE PROTOTIPAÇÃO ELETRÔNICA PARA O ENSINO TECNOLÓGICO DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Aluno: Rodrigo José Penha Martins Orientadores: Antônio Carlos de…
Saiba Mais
DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, COM O SUPORTE DE METODOLOGIA ÁGIL, COMO ALTERNATIVA DE ENSINO E QUALIFICAÇÃO
DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, COM O SUPORTE DE METODOLOGIA ÁGIL, COMO ALTERNATIVA DE ENSINO E…
Saiba Mais
A INTERCULTURALIDADE NUMA ESCOLA BILÍNGUE DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – O USO DO APLICATIVO WHATSAPP E TECNOLOGIAS MÓVEIS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
A Interculturalidade Numa Escola Bilíngue da Rede Pública Estadual de Ensino No Estado do Rio de Janeiro – O Uso do Aplicativo WhatsApp e Tecnologias…
Saiba Mais
UMA METODOLOGIA NA LEITURA FLUTUANTE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO E NTDIC´S: DILEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES DIANTE DA ACENTUADA DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE ALUNOS EM SALA DE AULA
UMA METODOLOGIA NA LEITURA FLUTUANTE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO E NTDIC´S: DILEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES DIANTE DA ACENTUADA DIVERSIDADE CULTURAL ENTRE ALUNOS EM SALA…
Saiba Mais
LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CAMPO COM PROFESSORES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO APRENDIZADO DE INFORMÁTICA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CAMPO COM PROFESSORES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO APRENDIZADO DE INFORMÁTICA…
Saiba Mais
O CELULAR E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA TENDO COMO SUPORTE A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
O CELULAR E O LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EJA TENDO COMO SUPORTE A UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Aluno: Luís Claudio da Costa…
Saiba Mais
PROMOÇÃO DO INTERESSE PELA PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO POR MEIO DO USO DE JOGO SÉRIO DIGITAL
PROMOÇÃO DO INTERESSE PELA PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO POR MEIO DO USO DE JOGO SÉRIO DIGITAL Aluno: Marcos Antonio Gomes Xavier Orientadores: André Cotelli…
Saiba Mais
RELAÇÕES ENTRE COLABORAÇÃO E ENGAJAMENTO EM AMBIENTES ONLINE: UM ESTUDO DE EXPLORATÓRIO SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
RELAÇÕES ENTRE COLABORAÇÃO E ENGAJAMENTO EM AMBIENTES ONLINE: UM ESTUDO DE EXPLORATÓRIO SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Aluno: Joaquim José Rodrigues da Fonseca…
Saiba Mais
Ensino híbrido na educação básica: construindo raciocínios geográficos na sociedade em rede
Ensino híbrido na educação básica: construindo raciocínios geográficos na sociedade em rede Aluno: Gabrielle Martins de Souza Orientadores: Victor Gonçalves Gloria Freitas e André Cotelli…
Saiba Mais
Recursos da linguagem visual em contexto do Ensino do Fundamental para ensino de frações para Educação de Jovens e Adultos
Recursos da linguagem visual em contexto do Ensino do Fundamental para ensino de frações para Educação de Jovens e Adultos Aluno: Luiz Carlos Cardoso Orientadores:…
Saiba Mais
A Realidade Aumentada como Estratégia Pedagógica na Alfabetização na Prática no Atendimento Educacional Especializado
A Realidade Aumentada como Estratégia Pedagógica na Alfabetização na Prática no Atendimento Educacional Especializado Aluno(a):  Claudia Pinto da Rocha Orientadores:  Victor Gonçalves Glória Freitas e…
Saiba Mais
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A PESQUISA ATRAVÉS DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL INTERATIVA
UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR A LEITURA E A PESQUISA ATRAVÉS DE UMA BIBLIOTECA VIRTUAL INTERATIVA Aluno(a):  Mauro Miranda Brito Orientadores:  Prof. André Cotelli, do Espírito…
Saiba Mais
INTERCONEXÃO DE SABERES – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, CRIATIVIDADE E COLABORAÇÃO
INTERCONEXÃO DE SABERES – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, CRIATIVIDADE E COLABORAÇÃO Aluno: Patrícia Chiattone Corvello…
Saiba Mais
Um método ERC – Ensino Remoto Contingencial para alunos da alfabetização – Um estudo de campo em escola municipal do Rio de Janeiro
Um método ERC – Ensino Remoto Contingencial para alunos da alfabetização – Um estudo de campo em escola municipal do Rio de Janeiro Aluno: Ariadne…
Saiba Mais
O ensino da Geografia em turmas de sexto ano do ensino fundamental – a proposta de um método de ensino apoiado em Metodologias ativas e tecnologias digitais
O ensino da Geografia em turmas de sexto ano do ensino fundamental – a proposta de um método de ensino apoiado em Metodologias ativas e…
Saiba Mais
HUMANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: APRIMORANDO A APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL POR MEIO DA ROBÓTICA E RECICLAGEM DE MATERIAIS
HUMANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: APRIMORANDO A APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL POR MEIO DA ROBÓTICA E RECICLAGEM DE MATERIAIS Aluno: Paulo Sérgio Farias…
Saiba Mais
O Uso Da Tecnologia Em Prol Da Avaliação Diagnóstica Do Aluno (Dia): Um Estudo De Caso Na Fundação De Apoio À Escola Técnica (FAETEC)
O Uso Da Tecnologia Em Prol Da Avaliação Diagnóstica Do Aluno (Dia): Um Estudo De Caso Na Fundação De Apoio À Escola Técnica (FAETEC) Aluno:…
Saiba Mais
ENSINO HÍBRIDO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO COM GOOGLE CLASSROOM E WHATSAPP
ENSINO HÍBRIDO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO COM GOOGLE CLASSROOM E WHATSAPP Aluno: Denise Gomes Santanna Orientadores: Prof. Alessandro Jatobá…
Saiba Mais
Sequência Didática E Uso De Novas Tecnologias Digitais Como Prática Pedagógica Para O Reforço Da Proficiência Do Ensino De Produção Textual No Primeiro Ano Do Ensino Médio
Sequência Didática E Uso De Novas Tecnologias Digitais Como Prática Pedagógica Para O Reforço Da Proficiência Do Ensino De Produção Textual No Primeiro Ano Do…
Saiba Mais
NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: PROPOSTA DE PLATAFORMA ONLINE PARA O USO DE EXERGAMES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Novas Tecnologias Digitais: Proposta de Plataforma online para o uso de exergames nas aulas de Educação Física Aluno: Diego Caldas Dias Mello Orientadores: Luciene Medeiros…
Saiba Mais
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DOS JOGOS DIGITAIS DE ENTRETENIMENTO CASUAIS
Aprendizagem matemática no 6º ano do ensino fundamental: Uma metodologia de aprendizagem significativa por meio dos jogos digitais de entretenimento casuais Aluno: Lucas Lima da…
Saiba Mais
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DO EDUCANDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO DO EDUCANDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) Aluno: LUIZ HENRIQUE LOPES BORGES…
Saiba Mais
Uso de Novas Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: uma contribuição para espaços escolares que acolhem estudantes com distorção idade-série
Uso de Novas Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências: uma contribuição para espaços escolares que acolhem estudantes com distorção idade-série Aluno: Jorge Leal de Silveira…
Saiba Mais
APRENDIZADO DE ALGORITMOS MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL, DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
APRENDIZADO DE ALGORITMOS MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, EM ESPECIAL, DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Aluno: Cleber de Freitas Maia Orientadores: André Cotelli…
Saiba Mais
A Produção de Audiovisual e a Autonomia: O Desenvolvimento do Protagonismo nos Alunos Monitores do Quinto Ano do Ensino Fundamental
A Produção de Audiovisual e a Autonomia: O Desenvolvimento do Protagonismo nos Alunos Monitores do Quinto Ano do Ensino Fundamental Aluno:Camilla Macedo Araújo Orientadores:  Dr.a…
Saiba Mais
Tecnologias Digitais no Contexto Escolar Durante o Isolamento Social: Uma Proposta no Ensino-Aprendizagem da Geometria
Tecnologias Digitais no Contexto Escolar Durante o Isolamento Social: Uma Proposta no Ensino-Aprendizagem da Geometria Aluno:Celso Augusto Alborio Moreira Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor…
Saiba Mais
Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Desenvolvimento de Cultura em Cibersegurança em Ambientes Corporativos
Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Desenvolvimento de Cultura em Cibersegurança em Ambientes Corporativos Aluno: George João de Almeida Chaves Orientadores: Alessandro Jatobá Descrição:…
Saiba Mais
Uma proposta de Sequência Didática com uso de recurso digital para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Uma proposta de Sequência Didática com uso de recurso digital para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I Aluno: Adriana Cassiano Freire Borges Orientadores:…
Saiba Mais
INTERAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO: proporcionando uma aprendizagem significativa, colaborativa e conectada no ensino superior em ciências contábeis
INTERRAÇÃO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO: Proporcionando uma aprendizagem significativa, colaborativa e conectada no ensino superior em ciências contábeis Aluno(a):Alexander de Araújo Lima Orientadores: Leonardo Monteiro…
Saiba Mais
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM PLATAFORMA DIGITAL PROXIMAL: Uma Estratégia de Ensino Extraclasse para o Professor de Matemática do Ensino Médio
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM PLATAFORMAS DIGITAL PROXIMAL: Uma Estratégia de Ensino Extraclasse para o Professor de Matemática do Ensino Médio Aluno:ANA PAULA SOARES MUNIZ Orientadores: Antônio…
Saiba Mais
Uma Proposta de Metodologia Que Alie Teoria e Prática Para o Ensino de Publicidade e Propaganda Por Intermédio das Novas Tecnologias Digitais
Uma Proposta de Metodologia Que Alie Teoria e Prática Para o Ensino de Publicidade e Propaganda Por Intermédio das Novas Tecnologias Digitais Aluno: Gilberto Garcia.…
Saiba Mais
Progressão Parcial no Ensino público: Novas estratégias educacionais no Ensino Médio
Progressão Parcial no Ensino público: Novas estratégias educacionais no Ensino Médio Aluno: Maria Teresa Rosa Mendes Orientadores:   Ana Paula Legey de Siqueira e Antônio…
Saiba Mais
Um Estudo de Caso Envolvendo as Percepções de Professores-Tutores Sobre as Melhores Práticas da EAD
Um Estudo de Caso Envolvendo as Percepções de Professores-Tutores Sobre as Melhores Práticas da EAD Aluno: Renata Lúcia de Souza Gaúna Monteiro Orientadores: Profa. Regina Celia…
Saiba Mais
A Educação no Século XXI: Uma Análise do papel da Inspeção Escolar nos Processos de Mudança
A Educação no Século XXI: Uma Análise do papel da Inspeção Escolar nos Processos de Mudança Aluno: Sheila Cristhiane de Almeida Isidorio Orientadores: Prof. Dr. Leonardo…
Saiba Mais
Letramento Digital na Formação Continuada de professores da Educação Infantil: Um paradigma emergente na interface entre Sequências Didáticas e Tecnologias Digitais
Letramento Digital na Formação Continuada de professores da Educação Infantil: Um paradigma emergente na interface entre Sequências Didáticas e Tecnologias Digitais Aluno: Tássia Adalgisa Marques…
Saiba Mais

EnglishPortuguês