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Dinamizando O Engajamento E Aprendizagem No Ensino Da Informática Com A Utilização De Plataformas De Mídias Sociais

Aluno: Renato Dos Santos Da Costa

Orientadores:  Profa. Dsc. Luciane Medeiros de Souza Conrado, Prof. Msc. André Cotelli do Espírito Santo.

Descrição: Ao analisarmos as últimas décadas pudemos observar grandes avanços na Educação a Distância (EAD). No entanto, ainda que mudassem as ferramentas tecnológicas educacionais, os métodos de transmissão de conteúdo permaneciam os mesmos, com cronogramas envolvendo conteúdos sequenciados em leituras de livros, PDFs ou e-books, combinados com aulas expositivas em vídeo. A presente pesquisa teve o intuito e objetivo principal de compreender os desafios para o engajamento dos discentes diante da imposição do ensino híbrido frente a pandemia propondo um manual online (e-book) para o ensino formal, tradicional, usando perspectivas metodológicas do ensino não formal, híbrido, especialmente com o instrumental das redes sociais para a promoção do engajamento e aprendizagem significativa. Os problemas envolvidos diante à disruptura do ensino tradicional necessitam de metodologias criativas por parte do professor a fim de estabelecer com o aluno uma interação dinâmica estimulante. Em março de 2020, envoltos ao início da crise sanitária ocasionada pela pandemia de covid-19 e diante da falta de um plano de contingência, questionou-se o deadline da inércia frente aos desafios impostos às instituições educacionais tradicionais. Nesse âmbito, criou-se toda um planejamento acerca das ações que geraram a presente pesquisa. Trata-se de uma pesquisa aplicada que usou números para aclarar o problema, mas se debruça em uma abordagem qualitativa em uma perspectiva de pesquisa-ação. Esta investigação científica baseou-se em trabalhos de pesquisadores que pensam as novas tecnologias no âmbito educacional, com especial atenção ao ensino híbrido. Ao decorrer do texto são apresentados experiências e aspectos quanto à produção que gerou a presente dissertação. Concluiu-se que a maioria dos professores tem um conhecimento de nível intermediário quanto ao uso de redes sociais, 41,3% concordam parcialmente implementação do ensino online se colocando. Assim como, há um grande interesse dos professores em obter materiais com experiências práticas de aulas através de redes sociais. Outra consequência desta investigação foi a produção e-book “Manual de Utilização de Redes Sociais no Ensino Online”. A utilidade do material publicado foi unânime, ainda que uma minoria considerasse de forma parcial. Desse modo, o material teve relevância tendo em vista que todos sinalizaram a intenção de uso de alguma das metodologias propostas. Quanto aos estudantes, grande parte faz uso de smartphones, com especial atenção ao uso do aplicativo de mensagens WhatsApp; porém, esse número é reduzido quanto ao uso de notebooks.


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