DESMISTIFICANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL ANTIRRACISTA COM FOCO NA PRÁTICA DOCENTE SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Aluno(a): Juliana Mota Riscado
Orientadores: Alessandro Jatobá e
Verônica Elói de Almeida
Data de defesa:14/05/2024
Descrição:
Esta pesquisa está voltada para a importância das práticas antirracistas na educação infantil, entende que ainda há dificuldades na implementação dessas práticas, por parte dos profissionais e propõe a formação de professores, com uma abordagem decolonial, como meio de promover uma educação mais inclusiva, equitativa e emancipatória. A pesquisa parte do pressuposto de que a educação infantil desempenha um papel fundamental na construção de identidades, valores e visões de mundo das crianças, e que é crucial que os profissionais da educação estejam preparados para lidar de forma eficaz com questões relacionadas ao racismo e à discriminação racial com as crianças pequenas. O estudo destaca que as práticas antirracistas promovem benefícios para o desenvolvimento das crianças, mas entende que há desafios e obstáculos a serem enfrentados pelos professores na implementação dessas práticas. Por meio de uma revisão narrativa, análise de políticas educacionais e estudos voltados para bibliografia específica, a dissertação identifica estratégias e recursos que podem ser utilizados na formação de professores para fortalecer sua capacidade de promover uma educação antirracista na educação infantil. Isso inclui o desenvolvimento de um currículo inclusivo e diversificado, o engajamento em práticas pedagógicas críticas, reflexivas e sensíveis à diversidade, o estabelecimento de parcerias colaborativas com as comunidades locais e a promoção de uma cultura escolar que valorize a igualdade, o respeito mútuo e a justiça social. Por fim, a dissertação sugere a implementação de uma abordagem decolonial na formação de professores, através de reflexões críticas sobre questões de raça, poder e colonialidade. Conclui-se que uma educação antirracista na educação infantil requer um compromisso coletivo e contínuo com a desconstrução de estruturas de poder e privilégio e a construção de práticas educacionais que promovam a dignidade, a igualdade e o bem-estar de todas as crianças.