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DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O CÉREBRO LÊ E A MÃO ESCREVE O QUE O CORPO APRENDE. UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Aluno(a): Daiana Pereira Das Chagas

Orientadores: Marcos Antonio Silva e
Victor Glória Freitas

Data de defesa: 25/07/2023

Descrição: 

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, que por sua vez, teve o objetivo geral compreender como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para favorecer a aprendizagem motora das crianças na educação infantil através de uma proposta didática compartilhada digitalmente visando contribuir também com a formação dos professores. Foi realizado um estudo exploratório e distribuído de forma a obter respostas anônimas para professores de educação infantil do município do Rio de Janeiro para confirmação da relevância do problema da pesquisa: desenvolvimento infantil: o cérebro lê e a mão escreve o que o corpo aprende, um estudo sobre o desenvolvimento motor para a aquisição da escrita em crianças da educação infantil apresentando uma proposta com uso de aplicativos para desenvolver movimentos manuais para escrita, baseada em uma metodologia de Sequência Didática, por meio do uso das tecnologias digitais na educação. A partir do objetivo geral, verificou-se que seria necessário atingir outros quatro objetivos específicos:1) Conceituar desenvolvimento infantil numa concepção interdisciplinar; 2) identificar ferramentas digitais que favoreçam o desenvolvimento motor em crianças e que possam ser utilizadas com a mediação do professor; 3) criar sequência didática com o uso de ferramentas digitais para favorecer a formação continuada dos professores em relação a aprendizagem desses conceitos que poderá ser disponibilizada digitalmente e 4) avaliar a sequência didática por meio da interação entre os participantes. Para atingir esses objetivos, foram criadas
Sequências Didáticas voltadas para a formação docente, sendo desenvolvidas atividades de acordo com as necessidades atuais da Educação Infantil, que de acordo com a legislação brasileira essa fase da infância compreende a primeira etapa da Educação Básica. Para tanto, o estudo foi fundamentado conforme as fases de desenvolvimento com os aspectos cognitivos, psicossociais e físicos tendo como base o trabalho da autora Diane Papallia. Observou-se através dos resultados da pesquisa que as Tecnologias Digitais estão presentes no cotidiano das crianças e podem colaborar para a aquisição e avanços significativos mesmo ainda existindo desafios quanto a formação docente e a estruturação de espaços apropriados nas escolas.

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