Menu fechado

Desenvolvimento do raciocínio lógico a partir de uma sequência didática utilizando jogos educativos.

Aluno: Leonardo Pereira Brandão

Orientadores: Leonardo Monteiro Trottaa, D.Sc., André Cotelli do Espírito Santo, M.Sc.

Descrição: O presente trabalho baseou-se na construção uma sequência didática com objetivo de estimular atividades educacionais voltadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico na área de matemática por meio do uso da tecnologia em sala de aula, em função da dificuldade sobre o pensamento sistêmico apresentada por estudantes ao longo da trajetória na educação, impactando principalmente questões ligadas às resoluções de problemas em seu cotidiano. O trabalho foi dividido em 5 etapas, sendo a primeira a identificação do problema estudado, onde buscou-se compreender, em uma pesquisa preliminar com professores de cursos técnicos, qualificação e graduação, quais seriam as maiores dificuldades dos estudantes durante a aprendizagem sobre o raciocínio lógico. Em um segundo momento, através da descrição da fundamentação teórica, procurou-se ratificar quais autores exploraram tais questões em linhas de pesquisa e em trabalhados realizados, confirmando a necessidade em expandir mais o debate sobre o tema. Já em uma terceira etapa, foi desenvolvido pelo autor um jogo on-line de raciocínio lógico utilizando a ferramenta Scratch e posteriormente realizou-se uma pesquisa com professores do ensino fundamental para avaliação deste instrumento. Na quarta etapa foi construída uma sequência didática com este jogo do autor mais outros 2 jogos online de lógica de outros autores e realizou-se uma terceira pesquisa também com professores do ensino fundamental. Por fim, concluiu-se que, de acordo com as respostas dos professores espondentes, que a proposta da sequência didática sugerida neste trabalho pode estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico ainda nas séries iniciais.


EnglishPortuguês