DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE FRAÇÕES EM TURMAS DA EJA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Aluno(a): Elaine Regina Tavares Gonçalves Brito
Orientadores: Sheila Arantes e Antonio Carlos Mól
Data de defesa: 23/08/2023
Descrição:
É comum encontrar alunos que se consideram incapazes de aprender cálculos, fórmulas, frações, álgebra, etc. Para muitos, a Matemática é a grande vilão das disciplinas e o cenário de dificuldades com os números piora quando se trata do público atendido na modalidade de ensino que atende jovens, adultos e idosos, a EJA. Talvez, por isso, o professor encontre desafios quando o quesito é oferta, procura, frequência e permanência desses indivíduos em sala de aula. O objetivo da presente pesquisa é a apresentação de uma metodologia de ensino que sirva para abordar o estudo das frações em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Para isso, optou-se pela promoção de formação continuada para professores do Ensino Fundamental por meio de uma sequência didática permeada por tecnologias digitais. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação com a elaboração de sequência didática envolvendo conceitos sobre números fracionários para a Educação de Jovens e Adultos. O curso de capacitação foi realizado com duração de quatro dias com a ministração de conteúdos teóricos, atividades digitais e interativas, recursos digitais, aplicativos educacionais e softwares, apresentação das sequências didáticas e do material de apoio, o e-book, entre outras atividades de interação e trocas de experiências. Os resultados obtidos com o formulário avaliativo elaborado no Google Forms mostraram que a formação e o letramento digital para os professores contribuiu para a formação e atuação dos profissionais envolvidos para tornar o ensino das frações mais atrativo, dinâmico, lúdico e significativo. A iniciativa foi bem avaliada pelos participantes e satisfatório do ponto de vista pedagógico. As atividades atenderam positivamente as suas expectativas, revelando-se em uma experiência inovadora, proveitosa e positiva de transformação da prática. Conclui-se que a proposta pode ajudar na superação das dificuldades de aprendizagem de Matemática, principalmente quando se trata do ensino de jovens e adultos.