Desenvolvimento das Habilidades de Alunos por Meio da Robótica em Atividades Extracurriculares: Um Estudo de Caso em uma Escola Particular no Rio de Janeiro (RJ)
Aluno(a): Ismenia Moraes de Souza Leonardo Torres
Orientadores: Ana Paula Legey e Antônio Carlos Mól
Data de defesa: 27/03/2019
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da robótica para o desenvolvimento de habilidades diversas dos estudantes em uma escola particular do Rio de Janeiro sob a ótica de Gardner e Vygostky. Para tal, analisamos um grupo de alunos de uma escola que tem como prática o desenvolvimento de atividades de robótica no contraturno. Primeiramente foi identificado no Serviço de Orientação Educacional (SOE) os alunos que apresentavam barreiras de aprendizagem. Em segundo, foi realizada uma análise pela pesquisadora que aplicou as atividades de robótica nesta escola e quais as atividades pelo seu olhar foram desenvolvidas. Em uma terceira etapa, os alunos que participaram das atividades foram indagados quanto às habilidades desenvolvidas e por fim foi realizada uma comparação entre os dados do SOE antes e depois das atividades de robótica. Após analisar os resultados da pesquisa tornou-se possível compreender melhor a importância da robótica para o desenvolvimento de diversas habilidades, percebidas pelos alunos, SOE e a pesquisadora. Também vale ressaltar que para alguns alunos esta atividade com a robótica foi essencial para que pudessem decidir os cursos a seguir nas universidades. Por tanto, a presente pesquisa considera que a robótica enriquece o processo de ensino-aprendizagem, ao prepará-los para a vida, com a utilização de ferramentas que podem ajudar nos aspectos individuais e característicos de cada um.