DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EAD
Descrição: Considerando o processo de formação dos professores que atuam na educação àdistância, este artigo procura demonstrar de forma inicial os desafios na formação de professores para a atuação na modalidade EAD. Profissionais/professores esses que são formados no ensino presencial, ou seja, no modelo tradicional, não tendo contato ou imergindo de forma rasa no mundo da EAD. O texto a seguir, apresenta uma divisãoem três partes: a primeira apresenta um breve histórico sobre a EAD a partir da busca da revisão sistemática, a segunda é a análise do questionário aplicado a 34 professores atuantes na EAD e a terceira proporciona uma reflexão por meio da ferramenta matriz SWOT deste cenário: a ação docente e a EAD. Os dados da pesquisa sugerem que há uma carência no processo de formação acadêmica destes docentes, o que dificulta a instrumentalização adequada para exercício de prática laboral. Palavra-chave: Ação docente, educação à distância, formação.
Título da dissertação: Estilos de Aprendizagem do Estudante Universitário na Educação a Distância: Uma Proposta de Ambiente Virtual Baseado em Novas Tecnologias Digitais
Aluno(a): Enoque Teixeira Abreu
Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Alessandro Jatobá