DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, COM O SUPORTE DE METODOLOGIA ÁGIL, COMO ALTERNATIVA DE ENSINO E QUALIFICAÇÃO
Aluno: Sávio Resende Guadelupe
Orientadores: Alessandro Jatobá e Paulo Victor de Carvalho
Descrição: Muito se fala sobre o cenário atual de constantes mudanças tecnológicas, que afetam costumes, nossos hábitos de consumo, a forma como nos comunicamos e, consequentemente, impacta também a forma como aprendemos. É dever da educação acompanhar esse processo, preparando cidadãos para este mundo em transformação, atendendo uma demanda de formação que esteja alinhada às necessidades dos seus alunos, mas sempre ancorada nos princípios de liberdade, solidariedade e desenvolvimento do educando, para o exercício da cidadania e dos princípios que a regem. Dentro desse contexto, a Educação à Distância (EaD) tem tido um importante papel na disseminação do conhecimento, dando oportunidade de educação para a população que vive em áreas de difícil acesso e ampliando seu espaço dentro da educação no Ensino Superior. Entretanto, existem desafios a serem superados nesse processo, de modo que é preciso desenvolver novas maneiras de produzir conteúdo e elaborar experiências de aprendizado aos alunos, que sejam significativos e, ao mesmo tempo, adaptados à realidade da EaD. Sendo não menos importante o acompanhamento do aprendizado dos alunos e o método de avaliação dentro desse processo. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objeto avaliar o uso da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), através da realização de um curso livre sobre Saneamento Básico, onde o EduScrum foi utilizado como um método para acompanhamento do aprendizado do aluno, tendo as Rubricas como método de avaliação durante todo o processo. Como resultados principais, constatamos a eficiência da ABP como um método possível para a EaD. Também validamos o EduScrum como sendo um diferencial positivo na melhora do acompanhamento do aprendizado dos alunos, assim como relatamos a eficácia do uso de Rubricas, como alternativa válida aos métodos de avaliações mais tradicionais.