CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICOPEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS TURMAS DE 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluno(a): Rodolfo Gomes De Araujo Oliveira
Orientadores: André Cotelli e Antônio Carlos De Abreu Mól
Data de defesa: 22/08/2023
Descrição:
A presente pesquisa tem como objetivo geral, propor o desenvolvimento de um material didático pedagógico para trabalhar a corrida de orientação nas aulas de Educação Física nas turmas de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental. São objetivos específicos: identificar, a partir da percepção dos professores, as práticas corporais de aventura com aderência ao uso das tecnologias digitais para as aulas de Educação Física; desenvolver uma sequência didática com vistas à promoção da corrida de orientação em suas diversas utilidades na Educação Física escolar do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental; possibilitar, a partir do produto educacional, o uso do smartphone como recurso tecnológico para a Corrida de Orientação através do site OpenOrienteering na elaboração de mapa de orientação; e aplicar e avaliar o produto educacional e-book, enquanto instrumento para auxiliar os professores de Educação Física implantar o Projeto de Corrida de Orientação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, do tipo transversal, de abordagem quantiqualitativa, envolvendo as escolas públicas da Coordenadoria Metropolitana Regional I do estado do Rio de Janeiro. A partir da experiência no Ciep 113 Professor Waldick Pereira, campo de trabalho do pesquisador, foi feita uma coleta de dados com considerações de gestores e professores das escolas públicas, quanto ao uso de práticas corporais de aventura e das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. Em seguida, foi desenvolvido um e-book, como produto educacional para aplicação de um Projeto de Corrida de Orientação nas escolas públicas. Os resultados demonstram que os professores têm pouco conhecimento sobre a Corrida de Orientação e das tecnologias apontadas, especificamente o site OpenOrienteering. Contudo, demonstraram interesse e adesão, após a divulgação do e-book, o qual foi bem aceito, como ferramenta para a implantação do Projeto nas escolas. Conclui-se que é fundamental mais investimento na infraestrutura das escolas públicas e na formação dos professores, para que haja maior possibilidade de implantação da Corrida de Orientação e assim, contribuir com uma prática educativa mais inclusiva, lúdica e que contribua com a aprendizagem e bem-estar dos alunos.