Professores
Clique na imagem para mais informações sobre os nossos professores!
Clique na imagem para mais informações sobre os nossos professores!
Atualmente Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
Possui graduação em Desenho Industrial, especialização em Marketing. É professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá, no curso de Publicidade e Propaganda, ministrando as disciplinas: Computação Gráfica e Editoração Eletrônica, Produção Gráfica e Direção de Arte.
Também é professor auxiliar na Unicarioca, no curso de Design, ministrando as disciplinas: Tipografia, Produção Gráfica, Projeto de Identidade Visual e Projeto Editorial.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Link para o LinkedIn: LinkedIn
Atualmente Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário da Cidade (2006). Atualmente é instrutor e coordenador de cursos livres e técnicos de Tecnologia da Informação e docente da Faculdade de Tecnologia SENAC RJ.Especialista em Gestão de Projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicados à Educação.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Link para o LinkedIn: LinkedIn
Atualmente Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
Licenciatura em Informática e Especialização em Redes de Computadores. Atualmente é coordenador acadêmico de informática e gerente do Dpto. de Tecnologia do Colégio Santo Agostinho, unidade Leblon. Tem longa experiência na área de Informática e Educação.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Link para o LinkedIn: LinkedIn
Doutora em Psicossociologia; Mestre em Design e Sociedade; Bacharel em Comunicação Social com Curso Sequencial de Empreendedorismo. Professora Assistente do curso de Administração de Empresas da UniCarioca, com experiência de doze anos ministrando cursos (presenciais com apoio de ambiente Moodle), bem como cursos em EaD, associados às áreas de Comportamento organizacional, Marketing e Gestão (Liderança, Empreendedorismo, Planejamento e Gestão de Carreira e Criatividade). Atualmente atua como professora responsável pelos conteúdos didáticos (para o EaD) das seguintes disciplinas: Planejamento e Gestão de Carreira, Ética, Sociedade Contemporânea e Criatividade. Experiência também lecionando Criatividade e Inovação em Empreendedorismo para o MBA em Gerência de Projetos (com o apoio de metodologias ativas). Professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da Unicarioca (a partir de 01/2021) lecionando Técnicas de pesq. organizacional e análise de dados para modelagem de tecnologias. Prática orientando projetos finais (TCCs) para cursos os cursos de Marketing e Administração. Visão sistêmica de ambientes organizacionais, favorecida por formação interdisciplinar. Integrante dos grupos de pesquisa LABMAIS (EICOS/UFRJ – Coordenado pela Professora Doutora Tania M. F. B. Maciel) e SHEMA (Unicarioca – Coordenado pela Professora Doutora Regina Celia P. de Moraes). Inglês fluente. Autora de dois livros (Filoblogando e Como elaborar seu plano de negócios). Disponibilidade para palestras em português ou inglês.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Atualmente Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
Doutorando (não finalizado) em Educação na Universidade Estácio de Sá – RJ. Doutorado em Ciências da Educação (UNCUYO – MENDOZA -ARGENTINA). Pós-graduação em Psicopedagogia, Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Pós-graduação em Tutoria em Educação a Distância, Pós-graduação em Informática e Comunicação na Educação. Pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado, Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia.
Pós-graduando – Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Graduação em Análise de Sistemas. Exerci as funções de subsecretário de ciência e tecnologia em Tanguá e subsecretário de tecnologia da educação em São Gonçalo. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada, educação inclusiva, ambiente virtual de aprendizagem, jogos educativos, ludo-informática, tecnologia assistiva e EAD. Trabalho em EAD mais recente são as redes sociais educativas https://www.efuturo.com.br e https://www.epedagogia.com.br.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
É doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), onde também fez o mestrado (2003). Fez a graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de massa e cultura brasileira, juventude e cibercultura (etnografias), e educação inclusiva. Docente do Ensino Superior nas modalidades presencial e a distância. Compõe o corpo docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, da UniCarioca. É avaliadora de cursos pelo MEC BASis/INEP.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutora em Design pela PUC-Rio (2016), possui Mestrado em Design pela mesma instituição (2007), Especialização em Ensino-aprendizagem das Artes Visuais pela Universidade de Sevilla ? Espanha (2004), é Graduada (Bacharel) em Design (1999). É professora da Graduação em Design da PUC-Rio e da UNICARIOCA. Na UNICARIOCA é, ainda, pesquisadora do Núcleo de Computação Aplicada (NuCAp, núcleo interdisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação) e professora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação onde desenvolve pesquisas e orienta dissertações e projetos de iniciação científica aplicando os conhecimentos e procedimentos do Design à estratégias para aprimorar a aprendizagem. No Instituto INFNET atuou como Coordenadora da Graduação em Design Gráfico (2009/2013); Coordenadora de Design Instrucional (2013/2014), bem como Coordenadora e docente do MBA em Design Estratégico (2011/2014). É avaliadora do MEC/INEP de cursos de graduação desde 2011. Durante 2 anos (2008/2010) atuou como Designer Instrucional e Coordenadora de Desenvolvimento de Material Didático para Ensino Online da CEAD/UNIRIO. Tem experiência em elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação e Pós-Graduação. É palestrante e conferencista nas áreas de Design-Educação, Design Estratégico e Aprendizagem através de recursos lúdicos. Tem experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento de Sistemas de Divulgação de produtos e serviços e Design Editorial. Tem experiência em Design Instrucional tendo desenvolvido materiais didáticos impressos e Ambientes de Aprendizagem Online. Escreve regularmente artigos sobre Aprendizagem Baseada em Design e Design Estratégico em periódicos brasileiros e estrangeiros. Atuou como Designer Sênior da empresa Brasil 10/Incoming (2003/2008). Sua produção acadêmica concentra-se nas áreas de expertise: Estratégias do Design em práticas educativas, Design Thinking, Design Instrucional, Educação Online e Aprendizagem a partir de recursos móveis; O Design e aprimoramento de estratégias educativas; Educação não formal em Museus (Divulgação cientifica e cultural).
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2003), Mestrado em Engenharia Elétrica (1982) e graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1978). Atualmente é pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e neste instituto é professor colaborador do programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN). Possui e tem experiência em instrumentação nuclear, ergonomia, engenharia cognitiva e engenharia de resiliência, atuando em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema, instrumentação nuclear. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, indústria nuclear e petroquímica, gestão de emergências e desastres, saúde pública, dentre outros. É pesquisador e professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. É membro do corpo editorial do periódico Theorectical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. Foi diretor da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) e membro do board da Resilience Engineering Association (REA). Em 2016 foi Co-Chair da XIII edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação para a resposta e gestão de crises (ISCRAM 2016), em 2014 e 2015 foi Co-Chair da primeira e segunda edição da International Conference on Safety Management and Human Factors realizadas no âmbito da conferência Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2014, 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017). É o (co-) autor de mais de 60 artigos publicados em revistas internacionais, com centenas de citações, bem como autor de mais de 100 trabalhos publicados em anais de conferências. Ele tem colaborado como membro do conselho editorial e/ou revisor de diversas revistas internacionais e participado de comissões científicas e organizadoras de diversos eventos internacionais. A área de interesse no PPG da Unicarioca: Ergonomia de Ambientes, Sistemas Complexos, Sistemas Colaborativos, Tecnologias Digitais educativas.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor e engenheiro da Comissão Nacional de Energia Nuclear e pesquisador bolsista pq-1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Otimização e Inteligência Artificial Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, meta-heurísticas de otimização, inteligência artificial e computação paralela, aplicados à engenharia nuclear. Além de Realidade Virtual, Computação móvel e robótica.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2012) e Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2019-2020); Graduação em Engenharia Eletrônica (1992) e Mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (2001), Especialização Superior em Ergonomia pela COPPE/UFRJ (2010). Tecnologista Sênior III da Comissão Nacional de Energia Nuclear/ Instituto de Engenharia Nuclear/ Departamento de Engenharia Nuclear (CNEN/IEN/DEEN). Chefe Substituto da Divisão de Ensino, código DAS 101.2, do Instituto de Engenharia Nuclear. Integrante do Grupo de Engenharia de Fatores Humanos (GEFH) da Coordenação-Geral de Reatores e Ciclo Combustível da CNEN. Membro do Comitê de Seleção de Projetos para o Programa de Capacitação Institucional – PCI 2018-2023, da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Professor e Pesquisador Colaborador do Laboratório de Lógica e Matemática Fuzzy (LabFuzzy) da COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia de Produção. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Física Médica, do Instituto de Física/UFRJ. Professor na Universidade Castelo Branco. Pesquisador contemplado no Programa APQ1 2014/2 da FAPERJ. Atua principalmente nos seguintes temas: instrumentação eletrônica e nuclear, ergonomia, interface homem-máquina, engenharia de sistemas complexos, engenharia de resiliência, engenharia de fatores humanos, confiabilidade humana, usabilidade, lógica fuzzy e sistemas de informação
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Atualmente Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).
Mestre em Tecnologias Digitais na Educação. Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Coordena o Laboratório de vídeos do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NUPEC-FFP UERJ), desde 2011. Ênfase em Tecnologias Digitais na Educação, Edição e Finalização de Imagens, Fotografia Documental.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui graduação em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia(1997) e doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica(2009). Atualmente é Professor do Instituto Militar de Engenharia, Supervisor Projeto Pesq Cient Def Cibernética do Instituto Militar de Engenharia, Vice-Coordenador do Curso de Grad em Eng Comp do Instituto Militar de Engenharia e Professor do Centro Universitário Carioca. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Anomalous Behaviour, Denial of Service, Distributed Denial of Service, Negação de Serviço, Security e Segurança da Informação. Interesse em pesquisa: Metodologias e Técnicas da Computação; Computação Móvel; Desenvolvimento de Aplicações Móveis em J2ME; Desenvolvimento de Aplicações Web.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ (1973) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ (2008).
Atualmente é Analista de Sistemas – Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO/MF) e professor titular do Centro Universitário Carioca.
Experiência na área de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Teoria da Computação e Tratamento de Dados.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional em Ciências e Saúde – NUTES da UFRJ (2008). É graduado em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2002). Atualmente é professor colaborador do Mestrado Profissional da UniCarioca: Novas tecnologias Digitais na Educação. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED Membro da Associação Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNpp Membro da Associação Brasileira de Neurociências e Comportamento – ABNeC Membro do Campo Analitico RJ Membro fundador do cartel de psicanálise e educação do Campo Analítico RJ Professor do Centro Universitário Carioca – Unicarioca Professor do CENSUPEG – CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. Áreas de interesse: formação de professores, aprendizagem humana, metodologias ativas, educação a distância, projetos educacionais, tecnologia educacional, neurociências e educação
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Gama Filho (2010) e Mestrado em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e em Sistemas de Realidade Virtual. No Instituto de Engenharia Nuclear, utilizou tecnologias de realidade virtual na criação de ambientes virtuais como ferramenta de auxílio para estudo e definição de estratégias de segurança física e nuclear, avaliação e correção dessas estratégias e treinamento da equipe que irá colocá-la em prática na instalação real. Atualmente, no IEN, trabalha na criação de ambientes virtuais para planejamento de circulação em áreas de sujeitas a radiação (realidade virtual). No Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), atuo como professor no curso de mestrado profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministro aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. Também na UNICARIOCA, é pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada (NuCAp, núcleo multidisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação) onde desenvolve pesquisas aplicando Tecnologias de Realidade Virtual no Ensino. Atuação Profissional no Instituto de Engenharia Nuclear; (05/2010 até 03/2012 – Bolsista PCI), (03/2012 até 10/2013 – Mestrado em Ciência e Tecnologia Nucleares) e (11/2013 até 07/2014 – Bolsista TCT). Interesse nas áreas de: Desenvolvimento de jogos educativos, Desenvolvimento de jogos aplicativos educacionais, Desenvolvimento de web- plataformas educacionais Tecnologias digitais; Realidade Virtual; Sistemas de Computação; Métodos e técnicas de computação; Linguagens de programação; Arquitetura e sistemas de computação.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutor em Engenharia Nuclear – UFRJ, Mestre em Engenharia de Reatores – IEN/CNEN
Graduado em Física – UFF. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Professor Adjunto do Curso de Engenharia Elétrica da UniCarioca. É pesquisador Colaborador no Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear – LABRV/IEN-CNEN. Atualmente é professor adjunto dos cursos de engenharia do centro universitário UniCarioca e professor do mestrado em novas tecnologias digitais na educação desta mesma instituição. Também é sócio-fundador da empresa AresVR, empresa que atua na área de novas tecnologias aplicadas a indústria e educação. Tem experiência nos seguintes temas: Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Robótica e métodos computacionais, Tecnologias Educacionais, Mídias sociais e aprendizagem, EAD. Tem experiência como analista de projetos no estaleiro Sermetal e também na coordenação de cursos de graduação tecnológica (Automação Industrial da Faculdade Senai Rio). Foi professor no curso de Ciência da Computação da UGF, foi membro do grupo de pesquisa em computação avançada GPCA/UGF.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui Pós-Doutorado em Informação Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação – IBICT/MCTI, em 2015, e Pós-Doutorado em Serviço Social pela PUC – Rio em 2011. Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT – MCTI (1999), Pós-graduação em Informática pela IBM (1974) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970). Participa como pesquisadora do projeto Comunicação e Divulgação Científicas coordenado pela professora Doutora Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, do IBICT. Possui experiência na área de Planejamento de Tecnologias, Padrões, Normas e Metodologias, desenvolvidas como gerente de metodologias e normas no IBGE – DI e subgerente no Departamento de Suporte Técnico do IBGE – DI. Foi professora 10 anos na Secretaria de Educação e trabalhou com crianças com necessidades especiais e também trabalhei 4 anos como professora na Escola Padre Severino e Escola João Luiz Alves, de adolescentes e crianças encarceradas. Fundei em parceria com a UFRJ e a EDUCAFRO um Pré-vestibular para pessoas pobres, com ênfase nos critérios de pobreza afrodescendentes. Na época fez parceria com mais de 30 professores e com o Instituto de Psicologia da UFRJ de 1999 a 2003. Em 4 anos conseguiu com esta parceria colocar em universidades em torno de 250 alunos em situações de vulnerabilidade. Foi designada coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa do Centro Universitário Carioca e venho trabalhando, de forma conjunta, com o colegiado do Comitê. Sou professora Titular do Centro Universitário UniCarioca e leciono Disciplinas nas Áreas de Administração, Direito. Atualmente centra os estudos na Comunicação Científica para Popularização da Ciência e aspectos relacionados ao conhecimento e cognição a partir do princípio de uma forma de pensar mais coletiva. Neste contexto surgem os estudos sobre grupos vulneráveis – quaisquer que sejam – e educação para individualização, padrões normativos e autonomia. E vem consolidando avisão do CONEP/Comitê Nacional de Ética em Pesquisa para que vulneráveis abarque todo e qualquer indivíduo que dependa de outros para organizar e dirigir a sua vida. Atualmente é professora do Mestrado Profissional da UniCarioca em Novas Tecnologias Digitais na Educação, nas Disciplinas obrigatória: Neurociência e Educação e Interculturalidade no século XXI. E coordena na UniCarioca uma pesquisa internacional, do Professor Dr Eduard Patrakov, da Universidade Federal de Ural na Rússia sobre os Riscos da Internet para crianças e jovens. Coordena neste projeto 8 pesquisadores, Mestres e Doutores. Além desse importante projeto coordena um projeto de Popularização da Ciência – Diálogos Reflexivos na Comunidade de Vila Canoas, em São Conrado, no Rio de Janeiro, numa parceria com a Associação de Mulheres de Vila Canoas. São palestras com médicos e professores sobre saúde, educação e cidadania. É Editora Científica da Revista RECITE da UniCarioca – ISSN impresso: 2525-3522 E-ISSN: 2596-058X. Pesquisas em: Sistemas Computacionais para Aprendizagem, Planejamento de tecnologias e metodologias em Ciência da Informação, Tecnologia e Inovação, Informática e Sociedade, Literácia informacional, Popularização da Ciência em praças e comunidades, Educação e Interculturalidade.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutorado em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (2009). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Luciane Conrado é Atriz, Cientista Social e Diretora de Produção, Dramaturgista, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção Cultural, Educação para as Artes, Ciência e Arte, Fundamentos e História da Comunicação, História e Teorias da Arte e da Leitura, Legislação Cultural, Planejamento e Produção(Eventos, Cultural), Planejamento Estratégico de Divulgação e Publicidade, bem como avaliação e enquadramento/modulagem de projetos sócio culturais e esportivos além de Educomunicação. Atua, também, em Docência do Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, gestão no Terceiro Setor e pesquisa em Cultura e Arte. Atualmente é professora adjunta do quadro docente do Centro Universitário UniCarioca, nas graduações de Jornalismo, Publicidade e Pedagogia, nas disciplinas Antropologia Cultural, História da Comunicação, História da Arte, Planejamento e Produção de Eventos, Arte, Cultura e Educação, Criatividade, Corpo Recreação e Jogos, Novas Tecnologias da Comunicação, Ética e Legislação em Comunicação (Direitos de Personalidade – Imagem, Direitos de Propriedade Intelectual, Código de ética do jornalismo, código de auto-regulamentação publicitária…), Teoria da Comunicação, Fundamentos do Jornalismo, Desenvolvimento da Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. É a professora responsável pelo conteúdo das disciplinas Criatividade, Corpo, Recreação e Jogos e Arte Cultura e Educação em EAD. Na orientação de trabalhos de conclusão de curso, atua, especialmente, em trabalhos com memoriais, práticos: produções de produtos audiovisuais (videoclipes, documentários, programas para TV, curtas), sites e produções culturais e eventos. Na pós-graduação da UniCarioca é professora e pesquisadora do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação e responsável pela disciplina de Interculturalidade e o jovem do século XXI.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutor em Letras no curso de Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ (2009). Mestre em Letras no curso de Ciência da Literatura/Poética pela UFRJ (2004). Graduação em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela UERJ(2000). Tem experiência nas áreas de História da Arte, Literatura, Administração, Currículo, Design, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Pública. De 2011 a 2017 foi diretor regional pedagógico na SEEDUC/RJ. Atualmente é professor da UniCarioca nos cursos de Design Gráfico, Pedagogia e Publicidade/Jornalismo. Professor do curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais Na Educação/Unicarioca. Formador em serviço pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Pós-doutorando no Programa em Pós-Graduação em Educação/UERJ.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1D, duas vezes Jovem Cientista do Estado do RJ e membro e coordenador da linha 4 (Realidade Virtual Aplicada na Área Nuclear) do Instituto Nacional para Reatores Avançados e Inovadores (INCT-CNPq). Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear pela UFRJ e Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ. Atualmente é pesquisador e Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da CNEN, e Coordenador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário Carioca. Desenvolve pesquisas em colaboração com a COPPE/NUCLEAR (UFRJ), COPPE/CIVIL (UFRJ), PROTEN (UFPE e CRCN/CNEN), CDTN (CNEN), Programa de Pós-Graduação em Informática (UFRJ). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Engenharia de Reatores (UFPE), Grupo de Inteligência Artificial (CNEN), Grupo Realidade Virtual (CNEN), Grupo de Reatores Avançados e Inovadores (CNEN), Desenvolvimento de Tecnologias para Sistemas Complexos (CNEN), Gestão do Conhecimento em Ciências Nucleares (CNEN). No IEN é Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, além de ser professor do curso de mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares do IEN e Coordenador do Laboratório de Realidade Virtual, onde orienta teses e iniciações científicas, desenvolvendo: (i) sistemas de suporte a operação (realidade virtual e inteligência artificial); ambientes virtuais para treinamento de operadores de salas de controle (realidade virtual); (iii) ambientes virtuais para planejamento de circulação em áreas de sujeitas a radiação (realidade virtual); (iv) ambientes virtuais para ensino e divulgação científica (realidade virtual). No Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA) atua como Coordenador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação e como professor nos cursos de Ciência da Computação, Redes e Análise de Sistemas. Também na UNICARIOCA, coordena o Núcleo de Computação Aplicada (NUCAp, núcleo multidisciplinar envolvendo os cursos de Pedagogia, Design e Computação) onde desenvolve pesquisas aplicando Tecnologias de Realidade Virtual no Ensino, e orienta projetos de iniciação científica. Interesse em pesquisa
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq (Divulgação Científica de 2015-2018). Pós Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do PPG em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Na UniCarioca é: Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca); Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP/UniCarioca), núcleo este que abarca pesquisas interdisciplinares envolvendo os cursos de Pedagogia, Design, Computação e Comunicação) aplicando Tecnologias Digitais no Ensino Formal e Não Formal em diferentes ambientes de aprendizagem e segmentos de ensino; orienta TCCs e projetos de iniciação científica; Professora Adjunta do curso de Pedagogia (disciplinas; Didática das Ciências, Informática Aplicada à Educação, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação e Projetos de ação Pedagógica). Coordenadora Institucional de Iniciação Científica PIBIC- CNPq/UniCarioca. Gestora do Diretório de Grupos de Pesquisa da UniCarioca. É Líder do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias Digitais na Educação Não formal. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear participando da linha de pesquisa: Realidade Virtual na Área Nuclear e neste instituto orientou três dissertações de Mestrado Acadêmico na área de Divulgação Cientifica no IEN/PPG em Ciência e Tecnologias Nucleares/CNEN. Atuou como Professora Adjunta na Universidade Gama Filho nos cursos de graduação em Medicina, Biologia, Nutrição, Enfermagem. Atuou como docente no Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Gama Filho (6 orientações concluídas) e foi responsável pela linha de pesquisa Utilização de Tecnologias de Realidade Virtual e Inteligência Artificial para Divulgação, Ensino, Treinamento, Avaliação na Área da Saúde. Orientou alunos de Iniciação científica- PIBIC/CNPq ; alunos de Iniciação Científica bolsistas da FAPERJ (Apoio Edital de Apoio às Escolas Públicas do Rio de Janeiro; alunos bolsistas Jovens Talentos da FAPERJ (Edital de Apoio às Escolas Públicas); bolsista de TCT da FAPERJ (Apoio ao Edital Escolas Públicas). Atualmente orienta alunos PIBIC/CNPq, bolsistas de Apoio Técnico do CNPq; alunos de Iniciação Cientificas da UniCarioca além de dissertações do Mestrado Profissional da UniCarioca. Atuou como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Computação Avançada (GPCA) e do Laboratório de Realidade Virtual da UGF. Interesse em pesquisa: Educação não formal; Popularização e divulgação Científica; Alfabetização e letramento científico; Tecnologias digitais aplicadas à educação não formal e formal; Educomunicação; Repositórios Institucionais; e plataformas educativas ; Realidade Virtual aplicado ao ensino de ciências e saúde.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2016). Realizei doutorado-sanduíche no departamento de Systems Design Engineering da Universidade de Waterloo, Canadá (2014-2015), como parte do meu doutorado. Sou mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes (2006). Cursei também Especialização Internacional em Gestão de Políticas de Recursos Humanos em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e Organização Panamericana de Saúde (2008). Atualmente atuo na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/FIOCRUZPesquisador do Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias da COPPE/UFRJ e servidor do Centro de Estudos Estratégicos/FIOCRUZ. É professor do Programa de Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação/UniCarioca e pesquisador do Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias da COPPE/UFRJ. Meus interesses de pesquisa envolvem o trabalho em saúde pública e aprendizagem colaborativa. Realizo pesquisas sobre Ensino e aprendizagem colaborativa na educação formal e não formal; Tecnologias digitais, Desenvolvimento de projetos de tecnologias digitais para educação “on line”. Educação para saúde e ações educativas de promoção do âmbito dos programas interinstitucionais do SUS: programa Saúde na escola.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense(1997), especialização em Educação para Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2000), especialização em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense(1998) e mestrado-profissionalizante em Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Unicarioca(2018).
Atualmente é Professor I – Geografia da Secretaria de Educação RJ e Professor II – Geografia do Fundação Municipal de Educação – Niterói.
Atuando principalmente nos seguintes temas: Mata Atlântica, Uso de tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Sequência Didática.
Link para o Currículo Lattes: Lattes
Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca, Especialista em Marketing e Vendas pela fundação Getúlio Vargas e Especialista em Logística Empresarial pela Universidade do Grande Rio.
Experiência profissional na área de Marketing e vendas, desenvolvimento de marcas e modelos de negócio, pesquisa de mercado, análise de cenários, planejamento estratégico e comportamento do consumidor.
Experiência na coordenação de equipes na área de gestão de estoques e cadeia de suprimentos.
Atualmente é Especialista de produtos educacionais para a área de Gestão e Negócios (Marketing, vendas e empreendedorismo), no que tange a criação de experiências de aprendizagem, baseadas em metodologias ativas e tecnologias digitais.
Larga experiência na pesquisa e criação de objetos educacionais e na utilização do Design Thinking, Canvas e metodologias ágeis de projetos (Scrum e Design Sprint).
Link para o Currículo Lattes: Lattes