Menu fechado

Contingências da Realidade Virtual: Um Protótipo Digital Para o Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola Para o Ensino Médio


Aluno(a): Paula Jucá de Sousa Santos

Orientadores: Leonardo Trotta e André Cotelli

Data de defesa: 24/07/2019

Descrição: Mediar os processos de ensino e aprendizagem não é tarefa fácil, principalmente no que tange ao ensino de línguas. Assim, para o presente estudo, partiu-se do pressuposto que o estudante é construto complexo que envolve diversos contextos (pessoal, familiar, escolar, social, dentre outros) e que pode ser influenciado por uma série de fatores, dentre eles, o uso de tecnologias nas práticas docentes. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral verificar o uso do recurso tecnológico de Realidade Virtual como instrumento auxiliar na prática docente. Como questão norteadora, investigou-se se esta poderia contribuir para o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Para tanto, a pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, em relação à natureza, optou-se pela pesquisa aplicada e quanto ao tipo, esta caracterizou-se como exploratória. Já sobre os procedimentos, tratou-se de um estudo de caso. O caminho metodológico envolveu a fase exploratória através de revisão bibliográfica sobre os temas abordados, em seguida foi desenvolvido o protótipo e posteriormente sua usabilidade na percepção do professor. Após esta, constatou-se que o protótipo mostrou-se como recurso em potencial no auxílio aos professores no ensino de Língua Espanhola, não só intensificando a incorporação de novas práticas, mas também, possibilitando maior interação entre os sujeitos e ampliando o conhecimento para além da sala de aula.

EnglishPortuguês