Menu fechado

Construindo um programa de formação digital em análise do comportamento aplicada para professores que atuam com alunos com transtorno do espectro autista


Aluno(a): Fábio Coelho da Conceição

Orientadores: Victor Gonçalves Glória Freitas e Alessandro Jatobá

Data de defesa:24/10/2023

Descrição:  Neste trabalho abordamos a temática da inclusão escolar de alunos com TEA e concluímos que a formação inovadora e com o uso de tecnologias digitais dos profissionais da educação em ABA pode colaborar para uma efetiva inclusão de alunos com TEA em escolas regulares. O trabalho conseguiu alcançar todos os objetivos traçados. Foi proposta e validada uma formação digital inovadora em ABA para profissionais da educação na área do TEA, que contou com centenas de participantes, que puderam aprender sobre ABA e avaliaram positivamente a formação. Para isto, foi necessário identificar as competências necessárias para atuar com alunos com TEA, desenvolver um material digital de apoio para a formação digital, desenvolver uma Sequência Didática (SD) à formação digital de professores na área do autismo, construir uma página de cadastro para a formação digital, construir uma página de transmissão para a formação digital, divulgar efetivamente a formação em redes sociais e e-mail, aplicar e validar a formação digital e avaliar o domínio dos professores que participaram da formação digital. Este trabalho foi muito importante para a compreensão desse tema, tão relevante para a sociedade atual, e permitiu entender que é possível construir uma efetiva inclusão, dada as condições corretas aos profissionais. A ABA tem sido uma proposta defendida para a educação dos alunos com TEA, levando em consideração aspectos importantes para o processo de inclusão, desenvolvimento de habilidades funcionais que estejam vinculadas à qualidade de vida e à redução nos atrasos do desenvolvimento, priorizando o ambiente natural do aluno para realização das atividades e a participação efetiva dos pais para que, paralelamente, oportunizem a seus filhos desenvolverem tarefas do seu cotidiano. Dessa forma, esta ciência apresenta alternativas para os alunos adquirirem maior autonomia, independência e alcançarem melhor desempenho no seu dia a dia, podendo reduzir o índice de insatisfação dos profissionais e familiares com o atual cenário inclusivo nacional.

EnglishPortuguês