Menu fechado

Construindo Sequências Didáticas (SD)

Objetivo: Apresentar o método a ser seguido para construção de Sequências Didáticas. As SDs construídas segundo esse método poderão ser disponibilizadas, via Plataforma PROXIMAL da UniCarioca, para alunos que estão em regime de quarentena.
Quaisquer dúvidas, comentários ou sugestões, entre em contato com coordenação do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca, pelo email: mestrado@unicarioca.edu.br

Sequência Didática com apoio de tecnologias digitais

  • SD SERÁ UMA SÉRIE DE RECURSOS CONCATENADOS DE FORMA LÓGICA PARA SER POSTADOS NA PROXIMAL E EXECUTADO NOS DISPOSITIVOS MÓVEIS DOS ALUNOS DE FORMA AUTÔNOMA.
  • PARA ESTE FIM DEVE-SE TER CUIDADO COM TAMANHO TOTAL DO ARQUIVO. 
  • DEVE TER UM VIDEO EXPLICATIVO PARA ORIENTAR O RESPONSÁVEL NA CONDUÇÃO DA SD (DEPENDENDO DA FAIXA ETÁRIA O VÍDEO PODE ORIENTAR O PRÓRIO ALUNO).

1º Eixo Temático

TEMA COMUM PARA TODAS AS SEQUÊNCIAS:  CORONAVÍRUS


2º Tomada de Consciência com Diagnose

  • INTRODUÇÃO COM VÍDEO, PODCAST (ÁUDIO), INFOGRÁFICO
  • ESSA PRIMEIRA ATIVIDADE VISA INSERIR A CRIANÇA NA ATIVIDADE
  • ESSA PRIMEIRA ATIVIDADE DEVE MOSTRAR PARA CRIANÇA O PERCURSO QUE ELA VAI SEGUIR

3º Atividades Significativas

  • TEXTO, VÍDEO, INFOGRÁFICO, FOLDER, ETC. 
  • ESTA ATIVIDADE DEVE RELACIONAR O TEMA A HABILIDADE/COMPETÊNCIA RELATIVO AO CONTEÚDO EDUCACIONAL QUE SE PRETENDE CONSTRUIR.

4º Atividades Lúdicas

  • TEXTO, VÍDEO, INFOGRÁFICO, FOLDER,JOGOS, ETC.
  • O ALUNO DEVE EXECUTAR TAREFAS: ESCREVENDO, DESENHANDO, FALANDO, ETC…
  • ESTA ATIVIDADE DEVE RELACIONAR O TEMA A HABILIDADE/COMPETÊNCIA QUE SE PRETENDE CONSTRUIR.

5º Fixação de Conteúdos

  • O ALUNO DEVE EXECUTAR ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
  • ESTA ATIVIDADE DEVE RELACIONAR A TUDO QUE FOI CONSTRUIDO PELO ALUNO AO LONGO DA SD

6º Avaliação Significativa

  • O ALUNO DEVE EXECUTAR ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO, PREFERENCIALMENTE UM JOGO ONDE, NESTE , ELE PODE SER PONTUADO E MOTIVADO A FAZER O PERCURSO DE NOVO PARA OBTER UMA MELHOR AVALIAÇÃO.
  • ESTA ATIVIDADE DEVE RELACIONAR A TUDO QUE FOI CONSTRUIDO PELO ALUNO AO LONGO DA SD

EnglishPortuguês