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CONECTANDO PROFESSORES À BRINCADEIRA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Aluno(a): Aluízio De Freitas Lopes

Orientadores: Sheila Arantes e Ana Paula Legey

Data de defesa: 31/08/2023

Descrição: 

O brincar ocupa lugar essencial para a formação do ser humano. Ele alicerça aquilo que nos define: imaginação, sentimentos, entre outros atributos. Paradoxalmente, ao analisar a estruturação da jornada da criança na escola, percebemos sua desvalorização. Na escola tudo tem seu tempo cronometrado e aqueles que se ocupam com árduas tarefas e trabalhos são vistos com melhor desempenho e comportamento. Com tamanha exigência em seguir a agenda de tarefas preparada prévia e minuciosamente pelos adultos, ao mesmo tempo donos e escravos do relógio, há de sobrar pouco tempo para manifestações espontâneas envolvendo o brincar. O que, por conseguinte, afasta as crianças das brincadeiras. Almejando desenvolver uma possível proposta pedagógica capaz de mitigar este afastamento, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram escolhidas para apoiar e permear o estudo, uma vez que são capazes de tornar as relações entre ensino e aprendizagem mais atrativas e interessantes. O objetivo estipulado é averiguar se uma sequência didática repleta de brincadeiras e permeada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação pode aproximar os professores das brincadeiras ao ponto de provocar reflexões sobre sua atuação profissional no que tange ao brincar. Para este estudo, sessenta e nove professores de Educação Física e Pedagogia que atuam do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da cidade do Rio de Janeiro foram submetidos a uma Sequência Didática (SD) com dez horas de duração e um questionário elaborado dentro da escala Likert foi aplicado ao final com os participantes, coletando suas respostas para análise de maneira anônima. Em face aos resultados obtidos foi possível constatar a eficiência do framework adotado e a acessibilidade do material didático desenvolvido, assim como a aplicabilidade da sequência didática desenvolvida. Por fim, arrematamos que uma sequência didática repleta de jogos e permeada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação pode provocar reflexões sobre sua atuação profissional no que tange ao brincar no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, e que estas reflexões tendem a levá-los a enxergar a brincadeira como algo positivo.

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