Competências Socioemocionais como estratégia de desenvolvimento de aprendizagens: Uma proposta de sequência didática com para Educação Infantil 5 anos.
Aluna: Elaine do Nascimento Mendes
Orientadores: Bianca Maria Rêgo Martins e Marcos Antonio Silva
Descrição: O presente estudo apresentou como problema o alto índice de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, que ainda não são proficientes em leitura e escrita. No que tange ao objetivo geral, buscou-se avaliar as possibilidades pedagógicas para o trabalho com as competências socioemocionais nas turmas de Educação Infantil a fim de favorecer o desenvolvimento de aprendizagens dos alunos nos anos subsequentes da Educação Básica. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa-ação. A coleta de dados constitui-se de pesquisa exploratória on-line de aproximadamente 100 docentes da Educação Básica atuantes ou que já atuaram na Educação Infantil, os resultados obtidos levaram à elaboração de uma proposta metodológica de Sequência Didática (SD) e logo em seguida de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação Infantil a fim de validar Sequência Didática (SD) e bem como a produção de dois produtos tecnológicos audiovisuais o primeiro explicando as Competências Socioemocionais e o segundo o processo de pesquisa-ação da Dissertação. Concluiu-se com este estudo que a SD desenvolvida, envolvendo as Competências Socioemocionais são de grande relevância para o auxílio no desenvolvimento de aprendizagens na Educação Infantil.